Saiba como a tecnologia pode contribuir para evitar acidentes com motos
Os acidentes envolvendo motos, em vias e rodovias de todo o País são crescentes, assim como a frota. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o primeiro semestre deste ano registrou 50% mais vendas de motos. Com 71.344 ocorrências registradas, o número de infrações de trânsito envolvendo motociclistas cresceu 14,3% em 2021.
O desrespeito às regras de trânsito tem um efeito alarmante. Os acidentes com motos representam 54% de todos os acidentes de trânsito, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). No ano passado, cerca de 308 mil motociclistas precisaram ser hospitalizados, e cerca de 2 mil não resistiram aos ferimentos. O total de hospitalizações custou R$279 milhões aos cofres públicos.
Laço indutivo contribui para reduzir número de acidentes com motos
Tecnologia chamada de laço indutivo permite registrar e capturar a imagem do veículo e da moto em qualquer local da via. Com o uso de câmeras de monitoramento de alta definição e de medidores de velocidade integrados a softwares especiais, o sistema consegue emitir dados como a tentativa de motociclistas de driblar o radar pela calçada, a parada sobre faixa de pedestres, o avanço de semáforo no vermelho, o fluxo em contramão, a ultrapassagem e a conversão proibidas.
“É possível capturar instantaneamente a imagem da moto, inclusive entre faixas, permitindo a perfeita identificação quanto à marca, modelo, placa, local, data e horário da infração. Adicionalmente, a tecnologia gera um vídeo, tornando o registro ainda mais incontestável”, explica o especialista em mobilidade Guilherme Araújo, diretor-presidente da Velsis, fabricante de tecnologia em trânsito.
Esses equipamentos que visam à redução dos acidentes com motos encontram-se atualmente instalados em cidades de todas as regiões do País, como São Paulo (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA), Anápolis (GO), Aracajú (SE), Novo Hamburgo (RS) e Belém (PA). A tecnologia é capaz de detectar também o transporte irregular em motos e a falta do uso de capacete.
“Todas as informações geradas pelos sensores permitem aos agentes públicos monitorar e avaliar comportamento e tendências de comportamento dos condutores, bem como a autuar, quando houver desrespeito à legislação vigente”, explica Araújo.
Acidentes com motos são problema em todo o Brasil
No Pará, 514 faixas de radares de velocidade e 80 equipamentos para vídeo monitoramento estão ajudando a reduzir os números de acidentes com motos desde 2020.
De acordo com o diretor técnico e operacional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA), José Bento de Andrade Gouveia Junior, a tecnologia dos radares está ajudando a reduzir mortes e infrações.
“Cerca de 90% dos traumas que chegam ao Hospital Metropolitano de Belém são de motociclistas acidentados. Iniciamos uma força-tarefa no Estado para reverter esse quadro, apostando em qualificação, tecnologia e educação de trânsito – orientando sobre a importância do uso do capacete, que não é respeitado por 60% dos motociclistas”, afirma.
Segundo Gouveia Jr., isso fez com que a taxa de mortes em acidentes de trânsito, que era de 7,88 para cada 10 mil veículos em 2016, caísse para 5,95 em 2021 mesmo com o aumento da frota. “Acreditamos que com esta redução já conseguimos salvar mais de 600 vidas”, calcula.
Em Curitiba, foram instalados recentemente 200 novos radares para controle de velocidade. A medida resultou uma redução de 48% no número de acidentes com vítimas. Dados recentes divulgados pelo Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná apontam que, em 2019, o número de acidentes com vítimas foi de 4.278, entre os meses de janeiro a agosto. Já em 2022, no mesmo período, o número de acidentes contendo vítimas baixou para 2.089 – uma redução de 51,2%.
No entanto, os acidentes com motos representaram 51% do total, mesmo com as motocicletas compondo apenas 11,5% da frota de veículos emplacados na cidade.
Em Natal (RN), uma ação articulada entre órgãos do governo do Estado tem o objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito, em especial os que envolvem motocicletas. A medida emergencial se dá pelo crescimento de 35% no número de atendimentos por acidentes de motocicletas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel em 90 dias.