Saiba a hora certa de trocar o óleo do motor e a água do radiador

Apesar de quase sempre esquecidos, estes elementos são essenciais para o bom funcionamento do carro

Para funcionar adequadamente e com segurança, o carro precisa estar com todas as peças em bom estado. E não é só isso, a fim de evitar problemas, o motorista não pode se esquecer de alguns elementos fundamentais, como a água do radiador e o óleo do motor, que quase sempre são deixados de lado.

No caso do óleo, ele tem a função de lubrificar as peças que compõem o propulsor, e, se estiver abaixo do nível mínimo, certamente o veículo sofrerá danos, podendo até ter o motor fundido. “Para que isso não aconteça, o ideal é respeitar as instruções e os prazos de troca descritos no manual do proprietário”, aconselha Henrique Pereira, engenheiro mecânico da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil).

Além disso, o especialista sugere que, em casa mesmo, o condutor faça a verificação do nível de tempos em tempos – mas a medição não deve ser feita com o motor “quente”, o certo é esperar, pelo menos 30 minutos para ele esfriar e o óleo baixar. E a tarefa é fácil. Basta retirar a vareta do óleo do motor e limpá-la com um pano seco. Em seguida, com ela livre de qualquer resíduo de lubrificante ou sujeira, deve-se inseri-la novamente no compartimento e removê-la imediatamente.

Se o óleo estiver entre os níveis máximo e o mínimo, está tudo certo. Mas se a marcação ficar abaixo do mínimo desejado, ou se já se passaram cerca de seis meses desde a última troca, aí é hora de substituir ou complementar. O procedimento pode ser realizado em oficinas ou nos próprios postos de combustível.

Caso o desejo do motorista seja apenas o de completar o nível faltante, o engenheiro da SAE Brasil indica o uso do mesmo produto que já está no carro. “É importante manter exatamente o mesmo óleo e da mesma marca, pois a mistura pode não ser benéfica para o automóvel”, alerta. Ao optar pela troca, é importante que o condutor não se esqueça de substituir também o filtro de óleo.

LEIA MAIS: Manutenção dos componentes pode prolongar a vida do carro

Água

A água presente no radiador, cuja função é resfriar o motor para evitar o superaquecimento, é outro item que não pode ser ignorado. De acordo com Pereira, ela não deve ser trocada a todo momento. “É preciso que carro rode muitos quilômetros até que ela precise ser completada”, afirma. Ele também alerta que, caso o nível do líquido varie rapidamente, é preciso checar se existe algum problema, como vazamentos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA