Roubo e furto de veículos de carga crescem 24% em SP; veja como evitar

Durante o primeiro trimestre de 2024, São Paulo registrou um sensível aumento nos casos de roubos e furtos de carga. De acordo com Segurança Pública, o número de ocorrências no setor aumentou de 395 em 2023 para 490 em 2024, percentual 24% maior.

Roubo e furto de veículos de carga crescem 24% em SP - Foto: Reprodução
Roubo e furto de veículos de carga crescem 24% em SP – Foto: Reprodução

 

Roubo e furto de veículos de carga crescem 24% em SP

Em 2023, do total de ocorrências, 64,81% dos eventos foram classificados como roubo, enquanto 35,19% foram classificados como furto. Em 2024, a proporção foi semelhante, com 64,29% dos eventos classificados como roubo e 35,71% sendo furto.

“Em geral, nos casos de roubos envolvendo esse tipo de veículo seguem o mesmo padrão de caminhões de grande porte, os criminosos muitas vezes mantêm os motoristas como reféns por longas horas. 

Eles frequentemente seguem as rotas usuais para evitar que os gestores de frota percebam a anormalidade, o que lhes dá tempo para desativar dispositivos de segurança. É comum, o motorista, sob pressão do criminoso, responder às ligações da sua base e afirmar que está tudo sob controle”, revela Fernando Correia, gerente de operações da Ituran Brasil.

Na capital São Paulo é onde ocorre a maioria dos casos. Nos primeiros 3 meses do ano, foram 264 roubos e furtos, uma alta de 27,8% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Em segundo lugar, Guarulhos, com 71 casos, número 208% maior que o registrado no primeiro trimestre de 2023. 

Veja abaixo o ranking das cidades em 2023 e 2024:

Fonte: Segurança Pública/SP
Fonte:  Segurança Pública/SP

 

A pesquisa ainda mostra que 91,43% das ocorrências se concentraram na região metropolitana. No mesmo período de 2023, esse percentual foi menor, de 87%. 

“Quanto aos locais das ocorrências, os meliantes preferem vias que lhes proporcionem acesso rápido para o deslocamento, como rodovias, avenidas e estradas. Mesmo padrão das ocorrências de caminhões de grande porte”, diz Correia. 

Leia também:

Serviços que dificultam a ação de criminosos no momento do roubo de cargas. 

Quais os modelos mais visados por bandidos?

Entre os utilitários, os modelos Mercedes Sprinter, Renault Master, Hyundai HR e Fiat Ducato são os mais visados. 

Fonte: Segurança Pública/SP
Fonte:  Segurança Pública/SP

Como se proteger?

Infelizmente, os bandidos estão cada vez mais espertos, mas é possível dificultar sua ação. Nem sempre as empresas podem arcar com escolta armada, o que requer cuidados redobrados. 

O mais importante é não ser vulnerável, evitando rotas inseguras. O ideal é optar também por caminhos diferentes sempre que possível. Além disso, faça paradas apenas em locais seguros e movimentados.

A tecnologia também pode ser uma aliada, com sistema de rastreamento, monitoramento de carga e o uso de câmeras para monitorar a carga durante o transporte. Se possível, adote também bloqueadores que impedem o funcionamento do veículo sem autorização. 

Mantenha também a comunicação em dias, instruindo motoristas, técnicos de logística e demais envolvidos para que estes saibam o que fazer para evitar situações de risco. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar