Rodízio de carros em SP retona nesta segunda (17); veja detalhes

O rodízio de carros em SP irá retornar nesta segunda-feira (17/01) para veículos com os finais de placa 1 e 2. Veja mais detalhes aqui!

Uma notícia importante para os motoristas paulistanos. O rodízio de carros em SP irá retornar nesta segunda-feira (17/01) para veículos com os finais de placa 1 e 2. A Prefeitura de São Paulo tinha suspendido esta restrição de veículos no fim do ano passado e agora ele volta a funcionar ao normal. No caso, estes motoristas não poderão rodar em certos trechos da cidade em duas faixas de horário.

Foto: Pixabay.com

Rodízio de carros em SP retorna nesta segunda; veja detalhes

A informação foi divulgada pela própria prefeitura, por meio da Secretária de Mobilidade e Trânsito (SMT). Assim como nos últimos anos, o Rodízio Municipal tinha sido suspenso no mês passado por conta das festas de final de ano (Natal e Ano Novo). Agora, as coisas voltam ao normal. Lembrando que estamos falando de uma medida que tem como objetivo melhorar as condições de trânsito na cidade.

Para isso, a prefeitura restringe o trânsito de veículos em algumas áreas da cidade. De acordo com o Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os veículos não podem circular no Centro Expandido. Isso inclui todas as vias que delimitam o Mini Anel Viário. Este é formado pelas marginais Tietê e Pinheiro. Além das avenidas dos Bandeirantes, Afonso D’Esccragnole Taunay, Trancredo Neves, Juntas Provisórias, Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Rodízio de carros em SP

Foto: Deybson Malllony/Pexels.com

Sem falar do Completo Maria Maluf e do Viaduto Grande São Paulo. É importante também respeitar os horários. Durante os ródízio de carros em SP, os veículos (de acordo com o final da placa) não poderão rodar nas vias citadas acima das 7h às 10h e das 17 às 20h. Ele estará funcionando todos os dias úteis (exceto feriados). Veja abaixo a tabela de funcionamento do ródizio de carros em SP.

  • Segunda-feira: placas com finais 1 e 2
  • Terça-feira: placas com finais 3 e 4
  • Quarta-feira: placas com finais 5 e 6
  • Quinta-feira: placas com finais 7 e 8
  • Sexta-feira: placas com finais 9 e 0

Outras informações

Rodízio de carros em SP

Foto: C. Cagnin/Pexels.com

Os motoristas que residem na cidade de São Paulo devem se atentar a outros detalhes. A CET informa que o rodízio para caminhões continua normal. O mesmo acontece com outras restrições que estão em vigor, como a Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona Máxima de Restrição ao Fretamento (ZRMF). A Zona Azul (estacionamento) também não sofreu alterações.

Lembrando que o rodízio de carros em SP está valendo para os veículos que foram emplacados em outras cidades. E é bastante importante respeitar as regras de circulação impostas pela Prefeitura de São Paulo. Caso contrário, o motorista estará descumprindo uma regulamentação do Código Brasileiro de Trânsito Brasileiro. No caso, isso é considerada uma infração média. Caso o carro seja flagrado, o motorista terá que pagar uma multa de R$ 130,16 e leverá quatro pontos na carteira.

Isenção do rodízo de carros em SP

Rodízio de carros em SP

Foto: Pixabay.com

Vale ressaltar também que as regras do Rodízio Municipal de São Paulo não são válidas para algumas categorias. Segundo o decreto nº 58.584/18 de 21 de dezembro de 2018, alterado pelo decreto  de . de janeiro de 2019, Portaria SMT.DSV.GAB nº 33/19 e Portaria SMT.DSV.GAB nº 12/2021, veículos conduzidos por pessoas com deficiência, com doença crônica que comprometa a mobilidade ou que estejam em tratamento continuado debilitante de doença estão isentos do rodízido.

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Veículos conduzidos por pessoas com deficiência, mental, intelectual, visual e auditiva também entram nesta regra. Alguns veículos, como táxis, transporte escolar e serviço funerário, são excepcionados do rodízio também. Você pode conferir mais informações acessando o site da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Com informações de Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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