RJ instala 900 radares “pega ladrão” para identificar carros roubados e furtados
Entenda como funcionarão os radares "pega ladrão" no Rio de Janeiro
Os roubos de veículos subiram mais do que 10% em 2024, no Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Para frear esse cenário, a prefeitura da capital instalou 900 radares “pega ladrão” para identificar carros roubados e furtados. Abaixo, o Garagem360 conta mais detalhes.
O que é a CIVITAS?
É a Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio a Segurança Pública, que foi lançada pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Nós entendemos que o papel da Prefeitura, com a Central CIVITAS, é de auxílio ao Governo do Estado, às forças policiais e à polícia judiciária. É uma forma de integrar ainda mais as ações da Prefeitura do Rio naquilo que nós podemos ajudar no campo da segurança pública. Outra medida importante é que a Prefeitura passa a financiar o Disque Denúncia, para que volte a funcionar 24h. O big brother está aí, vamos todos ser filmados para o bem e para o mal”,explicou o prefeito Eduardo Paes.
Leia também:
-
Roubo e furto de SUVs cresce: Renegade é o mais visado, confira os demais
-
Bairro de São Paulo tem aumento no índice de roubo e furto de veículos
Como funciona a CIVITAS?
Trata-se de um projeto tecnológico de monitoramento. Em outras palavras, ele foi criado para fazer um cerco inteligente na cidade e apoiar a segurança pública da cidade.
Para isso, a CIVITAS contará com a parceria do conhecimento técnico do Centro de Operações Rio (COR) e do Disque Denúncia
Esse projeto funcionará com o apoio das imagens de câmeras do COR, da CET-Rio e, em breve, de empresas de segurança.
No total, serão utilizados 900 radares e 50 câmeras com leitura de placas para o monitoramento de veículos. Na prática, toda essa estrutura terá capacidade para identificar carros clonados na cidade.
“É um anúncio muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. Com a retomada do Disque Denúncia 24h. Estamos dando o direito para milhares de vítimas que querem denunciar mas que tinham dificuldade para fazer isso, desde 2016, pela falta da operação 24h do sistema. Junto com a parceria com Central Civitas, esse projeto mostra um norte de planejamento, consolidando as ações que a Prefeitura já vinha executando na área de apoio à segurança pública, como a demolição das construções irregulares da milícia e o BRT Seguro”, reforçou o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.
Como fazer uma denúncia anônima no Rio de Janeiro?
Basta entrar em contato, por meio de ligação ou mensagens, com os canais de atendimento do Disque Denúncia. São eles:
-
Telefone – (21) 2253-1177
-
Whatsapp Anonimizado – (21) 2253-1177
-
Aplicativo – Disque Denúncia RJ
-
Site: disquedenuncia.org.br
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para ficar por dentro de tudo que afeta em seu segurança no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil.
Leia também: 7 dicas que podem evitar o roubo e furto da sua moto