Rivais? Nem tanto: veja as marcas que pertencem ao mesmo grupo automotivo e você não sabia
Atualmente, antes de projetar rivalidades, é preciso notar se as montadoras não são do mesmo grupo. Confira marcas que são do mesmo dono!
Não que seja uma novidade no universo automotivo, mas atualmente algumas marcas pertencem ao mesmo grupo e portanto passam longe de serem rivais. Confira!
Marcas automotivas do mesmo dono
É provável que você tenha atrelado duas marcas como rivais, tal como, Fiat e Peugeot, por exemplo, sem saber da ‘’parceria’’ das duas.
As montadoras italiana e francesa representam parte do cenário em que foi criada a Stellantis, grupo automotivo que comanda 16 montadoras ao todo e surgiu principalmente da fusão entre Fiat-Chrysler e o Grupo PSA.
Além de Fiat e Peugeot, marcas como Citroën, Jeep e Ram, são outras fabricantes incorporadas pelo grupo automotivo desde 2021. Confira a relação completa.
Quais são as marcas do grupo Stellantis?
Fazem parte do grupo automotivo Stellantis, as marcas:
-
Abarth
-
Alfa Romeo
-
Chrysler
-
Citroën
-
Dodge
-
DS Automobiles
-
Fiat
-
Fiat Professional
-
Jeep
-
Lancia
-
Maserati
-
Opel
-
Peugeot
-
Ram
-
SRT
-
Vauxhall
Tamanha dimensão, faz do Grupo Stellantis a quarta maior fabricante de veículos do mundo, atrás apenas da Volkswagen, Toyota e Renault–Nissan.
Outras marcas do grupo
Além das 16 montadoras listadas acima, complementam a Stellantis, marcas como:
-
Comau
-
Free2Move
-
Leasys
-
Mopar
-
Teksid
As marcas acima, atuam em variados segmentos dentro do universo automotivo.
A Comau lida com processos de automação, soluções e serviços de produção.
Enquanto isso, a Free2Move e a Leasys atuam no segmento de frotas de veículos compartilhados e de aluguel, respectivamente.
Por sua vez, a Mopar é uma referência mundial quando o assunto é distribuição de peças e acessórios para o setor de reposição automotiva.
Por fim, a Teksid tem como know how o processamento de metais para componentes de peças automotivas.
Stellantis no Brasil em 2024
Até abril de 2024, a Stellantis foi responsável por praticamente 22% das vendas do mercado nacional de veículos, levando em conta somente as marcas Fiat e Jeep.
As montadoras italianas são a 2ª e 6ª marcas mais vendidas, respectivamente, neste ano entre todo o segmento.
Mais uma vez, o principal destaque da Fiat e consequentemente do Grupo Stellantis é a Fiat Strada, segundo veículo mais vendido do país, com 38.077 emplacamentos, atrás apenas do Volkswagen Polo, com 39.697 vendas acumuladas.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.