Rimac Nevera supera os 400 km/h e é o carro elétrico mais veloz do mundo

O carro elétrico Rimac Nevera acaba de quebrar um novo recorde. O modelo agora é o veículo sem motor a combustão mais veloz do mundo, com velocidade máxima de 412 km/h.

O título de carro elétrico mais veloz do mundo agora é do Rimac Nevera
O título de carro elétrico mais veloz do mundo agora é do Rimac Nevera (Foto: Divulgação)

Novo carro elétrico mais veloz do mundo atinge 412 km/h

O Rimac Nevera atingiu uma velocidade máxima de 412 km/h, tornando-se o carro elétrico de produção mais rápido do mundo. Trata-se do segundo recorde mundial do modelo, uma vez que em 2021 ele também quebrou o recorde de carro de produção com aceleração mais rápida do mundo. Na época, ele cumpriu a prova de ¼ de milha (402 metros) em 8,582 segundos.

O novo título do modelo foi alcançado na pista de testes automotivos de Papenburg, na Alemanha, com duas retas de 4 km. O carro foi colocado em seu modo de velocidade máxima, criando um perfil aerodinâmico que equilibra o arrasto e a força vertical descendente (downforce) para garantir a estabilidade em alta velocidade.

VEJA TAMBÉM

Para a prova de velocidade máxima, o Rimac Nevera foi equipado com pneus Michelin Cup 2R, legalizados para o uso na estrada e ao volante estava Miro Zrnčević, o piloto chefe de teste e desenvolvimento da marca.

Conforme explica a montadora, de origem croata, o grande desafio era conseguir uma entrada perfeita nas curvas para não perder desempenho. “Quando o carro saiu da curva, viajando a cerca de 250 km/h, Miro liberou toda a potência do conjunto de força e bateria de quatro motores desenvolvido pela Rimac, catapultando o Nevera para a faixa de 400 km/h”, explicou a marca.

O título de carro elétrico mais veloz do mundo agora é do Rimac Nevera
Recorde foi quebrado pelo piloto de testes da Rimac, Miro Zrnčević (Foto: Divulgação)

Em seguida, o Rimac Nevera atingiu a velocidade máxima de 412 km/h, desempenho que já era simulado há anos, desde que o veículo foi apresentado pela primeira vez, em 2018, no Salão do Automóvel de Genebra.

A velocidade máxima foi medida usando o Racelogic V-Box, um dispositivo de medição baseado em GPS de alta precisão. Com isso, segundo a Rimac, o Nevera é o carro elétrico mais veloz do mundo.

“Viajar a 412 km/h significa viajar a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho em um carro de estrada é incrivelmente complexo, mas criamos um carro que pode percorrer longas distâncias com uma única carga, bem como quebrar recordes de velocidade em linha reta, tanto para aceleração quanto para velocidade máxima”, decalarou o piloto chefe de testes e desenvolvimento da Rimac, Miro Zrnčević.

O título de carro elétrico mais veloz do mundo agora é do Rimac Nevera
Carro de produção tem velocidade máxima limitada a 352 km/h (Foto: Divulgação)

Veículo entregue aos clientes tem velocidade máxima reduzida

Por motivos de segurança, o Nevera que é entregue aos clientes conta com uma velocidade máxima limitada a 352 km/h. No entanto, assim como a unidade que quebrou o recorde, os modelos também podem atingir a velocidade máxima de 412 km/h em eventos especiais com o apoio da equipe Rimac e sob condições controladas.

Como os pneus estão sob grande estresse durante essas corridas, a maioria das precauções é direcionada para garantir que os pneus estejam ajustados adequadamente para velocidades tão altas.

Não é só a velocidade máxima que impressiona no carro elétrico mais veloz do mundo

O Rimac Nevera produz 1.914 cv de potência graças ao uso de quatro motores elétricos projetados pela Rimac, que impulsionam o hipercarro de 0 a 100 km/h em apenas 1,85 segundo e a 160 km/h em 4,3 segundos.

Como curiosidade, a origem do nome “Nevera” é uma homenagem ao local de produção do veículo, na Croácia. Trata-se de uma inesperada tempestade de verão mediterrânea que acontece na costa do país.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar