Revolução Russa completa 100 anos; veja carros do mundo socialista
Ontem (7/11), a Rússia comemorou os 100 anos da Revolução Bolchevique. O "jipe" russo Lada Niva, que completou 40 anos em 2017, é um dos carros
Ontem (7/11), a Rússia comemorou os 100 anos da Revolução Bolchevique. O “jipe” russo Lada Niva, que completou 40 anos em 2017, é um dos carros que mais marcou o país. Ele se tornou um dos símbolos automotivos de nações que adotavam regimes socialistas no século passado. O Garagem 360 preparou uma galeria especial com os automóveis que foram produzidos em países do lado oriental da Cortina de Ferro.
Produzido pela VEB Sachsenring, o Trabant começou a ser fabricado em 1957, na Alemanha Oriental. Depois da queda do muro de Berlim, o modelo foi rejeitado por muitos proprietários | Foto: davocano via VisualHunt / CC BY
Apelidado de “jipe russo”, o Lada Niva também era uma das invenções da montadora AvtoVAZ. Desde 1977, o modelo foi fabricado em várias versões | Foto: STI Performance via Visual hunt / CC BY-SA
Produzido pela montadora polonesa FSO, o Polonez usava alguns componentes do Polski 125p, da Fiat. Passando por diferentes versões, o modelo foi fabricado de 1978 a 1997 | Foto: photobeppus via Visual hunt / CC BY-SA
O modelo 69 foi produzido pela montadora soviética Gaz entre 1953 e 1956. Depois, entre 1956 e 1972, o jipe foi fabricado pela russa UAZ | Foto: junktimers via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
Fabricado pela montadora ucraniana LuAZ, o 969 era um dos modelos 4×4 do regime socialista. Ele foi fabricado durante a década de 1970 | Foto: Wikimedia/Thomas doerfer
LuAZ 969 | Foto: Wikimedia/DL24
LuAZ 969 | Foto: Wikimedia/VargaA
O Tatra 603 foi produzido na República Socialista da Tchecoslováquia entre 1956 e 1962. O veículo era usado apenas pela elite | Foto: kamienok via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
Fabricado pela Gaz, montadora da União Soviética, o Volga ainda é bastante comum na Rússia. O modelo foi produzido entre 1955 e 2010 | Foto: W.Grabar via Visual hunt / CC BY-NC
O Yugo, também conhecido como Zastava Koral, foi produzido na Iugoslávia pela montadora Zastava. O carro pequeno estreou em 1978 e foi repaginado até 2010, quando saiu de linha | Foto: MSVG via VisualHunt / CC BY