Revolução nas baterias de carros elétricos: Nova Tecnologia promete recarga em 10 minutos e mais de 640 km de autonomia

Uma revolução à vista! A Group14 Technologies promete baterias de VE com 80% de carga em menos de 10 minutos e mais de 640 km de autonomia, superando as barreiras do silício e transformando o futuro elétrico.

Prepare-se para uma mudança de paradigma nos veículos elétricos! A empresa americana Group14 Technologies está na vanguarda de uma inovação que pode superar as principais barreiras para a adoção em massa de carros elétricos. Seu novo material de ânodo de silício-carbono, o SCC55®, promete carregar 80% da bateria em menos de 10 minutos e permitir autonomias superiores a 640 km com uma única carga.

Esses avanços abordam diretamente as preocupações com o tempo de recarga e a “ansiedade de autonomia”, que ainda limitam a popularidade dos veículos elétricos. Se comprovada em larga escala, a tecnologia da Group14 pode acelerar drasticamente a transição global para a mobilidade elétrica.

Nova Tecnologia promete recarga em 10 minutos e mais de 640 km de autonomia


O material SCC55® da Group14 eleva a energia específica no nível da célula para aproximadamente 330 Wh/kg. Isso representa um aumento de cerca de 30% em comparação com as melhores células comerciais à base de grafite, que normalmente atingem cerca de 250 Wh/kg. Para o futuro próximo, a Group14 já prevê atingir até 370 Wh/kg em células de formato maior, com lançamento comercial programado para 2025.

Em termos práticos, essa melhoria se traduz em maior autonomia. Enquanto muitos veículos elétricos da geração atual com ânodos de grafite alcançam cerca de 480 km por carga, testes de campo com baterias aprimoradas com SCC55® (75 kWh) já resultaram em mais de 640 km em condições comparáveis.

O desempenho de carregamento rápido é igualmente impressionante. Em testes de laboratório, células baseadas em SCC55® demonstraram um carregamento de 0 a 80% em menos de 10 minutos, utilizando carregadores de alta potência (350 kW). Atualmente, a maioria das baterias de veículos elétricos leva cerca de 30 minutos para atingir o mesmo nível de recarga.

Nova Tecnologia promete recarga em 10 minutos e mais de 640 km de autonomia - Foto: Reprodução
Nova Tecnologia promete recarga em 10 minutos e mais de 640 km de autonomia – Foto: Reprodução

É importante ressaltar que essas taxas ultrarrápidas dependem não apenas da tecnologia da bateria, mas também de uma infraestrutura de carregamento de alta potência, que, embora em expansão, ainda não é universal.


Inovação por trás da tecnologia

As baterias de íons de lítio convencionais usam ânodos de grafite, que possuem uma capacidade teórica de 372 mAh/g. O silício, por sua vez, oferece uma capacidade de armazenamento significativamente maior – até 10 vezes superior. Contudo, o grande desafio do silício é sua tendência a inchar severamente e perder capacidade rapidamente após ciclos repetidos de carga e descarga.

A solução da Group14 reside em um compósito patenteado de silício-carbono (SCC55®). Essa inovação integra o silício em uma matriz de carbono porosa, que mitiga os problemas de inchaço.

Imagem gerada por I.A
Imagem gerada por I.A

De acordo com a empresa, esse design permite que a bateria atinja mais de 1.500 ciclos com 80% de retenção de capacidade, um desempenho comparável à vida útil das melhores células de íons de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto) usadas atualmente em veículos elétricos.

Com o SCC55®, a Group14 Technologies não apenas promete mais quilômetros por carga e tempos de recarga radicalmente menores, mas também garante a durabilidade esperada para a nova geração de veículos elétricos, pavimentando o caminho para um futuro elétrico mais acessível e conveniente.


Você acha que essa nova tecnologia de bateria finalmente tornará os carros elétricos a escolha principal para a maioria dos consumidores?

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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