Revolução na BYD: empresa cria primeira estrutura monobloco de alumínio fundido do mundo

Conheça a estrutura monobloco de alumínio fundido (4,2m²) da Hantek, a primeira do mundo. A tecnologia, instalada no BYD Yangwang U8L, promete revolucionar a rigidez e segurança de SUVs de grande porte.

Hubei, 2 de dezembro de 2025 – A fabricação de veículos de grande porte acaba de ganhar um novo marco em engenharia. A Hubei Hantek Equipment Manufacturing Co., Ltd. (Hantek) revelou a primeira estrutura monobloco de alumínio fundido sob baixa pressão do mundo projetada especificamente para carros grandes.

Hantek cria primeira estrutura monobloco de alumínio fundido para veículos da BYD

A peça inédita está instalada no luxuoso SUV elétrico BYD Yangwang U8L, lançado em setembro de 2025. A inovação foi apresentada durante a Conferência de Inovação Industrial e Tecnológica do Rio Yangtze de 2025, em Hubei, conforme reportado pelo IT-home.

Tradicionalmente, estruturas de alumínio para carros são montadas a partir de dezenas de peças menores, unidas por soldagem ou rebitagem. Estes processos são complexos, caros e, o mais importante, criam pontos fracos que comprometem a rigidez e a segurança do veículo.

Hantek cria primeira estrutura monobloco de alumínio fundido do mundo – Foto: Divulgação

A Hantek conseguiu superar as barreiras de engenharia ao criar uma estrutura única e integrada. O feito é notável pelas suas dimensões e variação de espessura:

  • Área de Projeção: 4,2 metros quadrados.

  • Variação de Espessura: 4 milímetros a 50 milímetros.

A Hantek afirma que a taxa de proporção extrema de mais de 12:1 nunca foi fundida com sucesso em um componente estrutural único por qualquer outro projeto global. Isso exigiu anos de pesquisa para controlar o preenchimento do metal fundido e garantir a solidificação gradual em seções com espessuras tão diferentes.

Foto: Divulgação

Vantagens Estruturais e de Segurança

O design monobloco traz melhorias significativas para o desempenho e segurança do veículo:

  • Rigidez Aprimorada: A estrutura integrada aumenta drasticamente a rigidez geral da carroceria e a rigidez torcional.

  • Maior Proteção: O fluxo de força otimizado através de uma peça única maximiza a proteção em caso de colisões.

  • Durabilidade: O material de liga de alumínio patenteado da Hantek, combinado com tratamento térmico específico, garante um equilíbrio ideal entre alta resistência, tenacidade e resistência à fadiga.

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Representantes do Grupo Industrial do Rio Yangtze classificaram a tecnologia da Hantek como um “marco significativo” que pode influenciar o futuro projeto e produção de chassis de veículos grandes em todo o mundo.

O Destino da Tecnologia: O Luxuoso Yangwang U8L

A primeira aplicação comercial desta tecnologia é o BYD Yangwang U8L, um SUV de luxo com preço de 1,28 milhão de yuans (cerca de US$ 181.200).

Construído na plataforma e4 (Yisifang), o U8L é uma máquina de alto desempenho, que combina um motor 2.0T com quatro motores elétricos, entregando impressionantes 880 kW (1.180 cv) e 1.520 Nm de torque. O veículo ostenta uma autonomia total de 1.160 km e está equipado com o avançado sistema de assistência ao motorista “God’s Eye” da BYD.

A Hantek, que já é fornecedora de soluções de chassis leves para montadoras como Nio, Faw Hongqi e Dongfeng Lantu, consolida sua posição como líder em inovação estrutural automotiva com esta tecnologia.

A estrutura monobloco da Hantek é o futuro dos carros elétricos grandes? Deixe sua opinião sobre como essa inovação impacta a segurança e a produção automotiva!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.