Revelamos o que não te falaram sobre os pneus dos carros elétricos
Você sabia que os pneus dos carros elétricos são diferentes dos tradicionais? Não?! Então fique por dentro de algumas novidades bastante interessantes sobre eles e surpreenda-se!
Tem muita gente que acha que pneu é tudo igual, mas nós sabemos que não é bem assim… além disso, um fato curioso e que poucos têm ideia é de que os pneus dos carros elétricos são bem diferentes.
Isto é, além de toda a questão da mecânica e das tecnologias que os automóveis eletrificados carregam, os pneus também possuem suas particularidades que os tornam um tanto quanto diferentes dos que são usados nos carros a combustão.
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Como são os pneus dos carros elétricos?
Se você acha que somente a mecânica dos carros elétricos carrega uma grande tecnologia, está muito enganado.
Para a surpresa de muita gente, os pneus desses automóveis carregam tanta sofisticação que podem deixar muitos de boca aberta.
Vamos começar falando de uma curiosidade bastante interessante? Bem, é completamente comum que as pessoas tenham a sensação de que os pneus dos carros elétricos são mais barulhentos, mas não é bem isso que acontece.
O ponto é que os carros eletrificados não contam com motor a combustão, ou seja, são mais silenciosos. Por esse motivo, parece que os pneus emitem sons mais altos ao rolar no solo, mas não é verdade. O som é apenas mais percptível.
Além disso, esse tipo de pneu precisa contar com outras especificações “especiais”, como por exemplo, uma maior aderência, entre diversas outras coisas do tipo.
Fique de olho: Como descobrir a calibragem correta dos pneus
O que o pneus de um carro elétrico precisa ter para ser bom?
- Menor resistência ao rolamento, o que amplia o alcance do veículo
- Grande aderência, em razão do alto torque dos automóveis
- Maior resistência para que aguentem mais peso, em decorrência das baterias e afins
Uma dica fundamental para saber se um pneu é realmente bom é se atentar à etiqueta do Inmetro. Nela, é possível observar o número que indica qual a emissão de decibéis do item.
Assim sendo, quanto menor for o número, melhor será a sensação de conforto acústico. Ou seja, o “barulho” do pneu no solo deverá ser menos perceptível, de acordo com o que constar na etiqueta.
É verdade que pneu de carro elétrico dura menos?
Depende, mas pode-se dizer que sim. A durabilidade de um pneu vai depender do uso, da demanda e do local em que o automóvel transita, mas também é preciso considerar o veículo em si.
É exatamente nesse ponto que o desgaste pode ser maior para carros elétricos. Para melhor entender, o que acontece é que, querendo ou não, os veículos eletrificados são mais pesados, o que pode ocasionar em um maior desgaste do item.
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