Reveja a Nova Lei de Trânsito e o que ela diz sobre o transporte de crianças

Com a aproximação do retorno presencial às aulas, vale se atentar ao transportar as crianças, veja o que diz a Nova Lei de Trânsito

Vale ressaltar que recentemente o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trouxe diversas mudanças que ainda deixam dúvidas em relação nova lei de trânsito. Assim, pensando que o dia 3 de março acontece o retorno presencial das aulas em diversos municípios do País, veja as regras mais importantes tanto para responsáveis quanto para escolas na questão de transportar as crianças. Atentando-se ainda para o fato de que transportar as crianças sem observância das normas é infração gravíssima.

Ilustrativa / Pinterest

Infrações à Nova Lei de Trânsito, em relação ao transporte de crianças

Por exemplo, a Diretoria de Trânsito da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) da Prefeitura de Três Lagoas (MS) ressaltou em seu site que não é raro o transporte irregular de crianças na região. “Entre as principais alterações estão o transporte de crianças menores de 10 anos, que não tenham atingido 1,45 m de estatura devem ser transportadas no banco traseiro com o equipamento de retenção adequado para a idade, peso e altura”, emitiu a Diretoria do município.

Menores de 10 anos não podem ser transportados em motos

Além disso, é proibido o transporte de menores de 10 anos em motocicletas. Ou, então, de menores ou pessoas que não apresente condições de zelar pela própria segurança. Antes, a lei permitia o transporte por moto a partir dos sete anos de idade.

O que diz a Lei sobre transportar crianças

Acompanhe as recomendações para o uso correto dos equipamentos, de acordo com as alterações:

Bebê conforto trouxe mudanças com Nova Lei de Trânsito

O bebê conforto (que deve ficar posicionado de costas para o banco da frente) é o dispositivo mais importante para a segurança das crianças. Pela Lei o uso é para crianças com até 1 ano de idade ou, então, que pesem 13 kg.

Bebê conforto. (Foto: Minuto Seguro)

Cadeirinha

Temos também a cadeirinha, que deve ser usadas no caso de transportar crianças de 1 a 4 anos de idade. Ou, então, com peso entre 9 e 18 kg.

Assento de Elevação

Por fim, pelas alterações na Lei, o assento de elevação deve ser usado para crianças que têm entre 4 e 7 anos de idade. Ou, então, crianças com até 1,45 m de altura e que pesem entre 15 e 36 kg.

Assento de Elevação (Foto: bebê Miami)

Aproveite e veja: Nova lei permite furar o sinal vermelho? Entenda a questão

Infração gravíssima

Como dito no início da matéria, a não observância das normas é considerada infração gravíssima. Neste caso, o que pode resultar em:

  • Multa
  • Suspensão do direito de dirigir
  • Apreensão do veículo
  • Medida administrativa (recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo)
Reveja a Nova Lei de Trânsito e o que ela diz sobre o transporte de crianças

(Foto: Pixabay)

 

 

Com informações de Agência Brasil e da  Diretoria de Trânsito da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) da Prefeitura de Três Lagoas (MS)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA