Renault tem carro a hidrogênio com 700 km de autonomia: melhor que veículos elétricos?

Renault tem carro a hidrogênio com 700 km de autonomia. Conheça essa inovação que promete mudar o mercado atual.

A Renault, líder europeia no segmento de furgões, divulgou os primeiros detalhes do seu carro a hidrogênio com 700 km de autonomia. Apresentado no Salão de Transportes IAA de Hannover (Alemanha), o Master H2- Tech Prototype é um protótipo que antecipa a versão a hidrogênio do Master. 

O modelo se junta às versões a combustão e elétrica já disponíveis do furgão, oferecendo uma opção ainda mais sustentável e eficiente para o transporte de cargas. Saiba como vai funcionar!

Renault apresenta o carro a hidrogênio com 700 km de autonomia - Foto: Divulgação
Renault apresenta o carro a hidrogênio com 700 km de autonomia – Foto: Divulgação

Renault apresenta o carro a hidrogênio com 700 km de autonomia

O Renault Master foi desenvolvido sobre uma plataforma que permite diferentes motorizações. A mais nova é a hidrogênio, após 3 anos de desenvolvimento.

A produção do veículo contou com o apoio da A HYVIA, uma joint venture entre o Renault Group e a Plug, empresa francesa que atua no segmento de mobilidade de hidrogênio.

“O Novo Protótipo Renault Master H2-Tech é uma inovação importante e pioneira, possibilitada pela experiência H2 desenvolvida pela HYVIA ao longo de mais de 3 anos, com base no feedback dos clientes sobre as duas primeiras versões H2-Tech, disponíveis desde 2023”, ressalta o comunicado à imprensa. 

O protótipo exibido Hannover traz o que poderá ser visto na produção em larga escala do novo Master.  A célula de combustível realiza a reação eletroquímica entre o hidrogênio e o oxigênio. Essa reação gera eletricidade, água e calor.

Renault Master a hidrogênio - Foto: Divulgação
Renault Master a hidrogênio – Foto: Divulgação

Esse calor gerado é um efeito residual que também será aproveitado em um sistema “Heat recovery” para aquecer a cabine sem afetar a autonomia do veículo.

Segundo a Renault, a arquitetura Dual Power a bateria e célula de combustível de nova geração oferece uma eficiência energética única, assim como uma autonomia inédita de até 700 km WLTP.

O veículo utiliza como base o sistema ‘Dual power’, formado pela célula de combustível de 47 kW e a bateria de 20 kWh. Isso permite o tempo de recarga de apenas 5 minutos.

Quando o carro movido a hidrogênio chega ao mercado?

O Master H2- Tech deve chegar ao mercado no fim de 2025, de acordo com a montadora francesa. Serão duas opções de tanques de hidrogênio: 7,4 kg ou 9 kg.

A carroceria, motores, caixa de câmbio e a montagem das baterias serão fabricados na França, onde estão 84% dos fornecedores.

Leia também:

Hidrogênio verde – carros elétricos e mais. Como o Brasil avança para um futuro sustentável.

 

Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA