Carro movido a hidrogênio verde é desenvolvido por universitários de Foz do Iguaçu

Estudantes da Unioeste e da UNILA, universidades da cidade de Foz do Iguaçu, desenvolveram um veículo movido com hidrogênio e participam de competição de eficiência enérgica

Estudantes da Unioeste e da UNILA, universidades da cidade de Foz do Iguaçu, desenvolveram um veículo movido com hidrogênio e participam de competição de eficiência enérgica. Veja mais detalhes a seguir.

Estudantes de Foz do Iguaçu desenvolvem carro movido a hidrogênio verde

Uma equipe de universitários de Foz do Iguaçu, no Paraná, desenvolveu um veículo movido a hidrogênio e vai participar da Shell Eco-marathon Brasil.

A equipe é formada por 22 universitários dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Energia e Ciência da Computação. Os estudantes fazem para da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Os universitários levarão dois protótipos para a competição: um movido a bateria elétrica e outro 100% alimentado por hidrogênio verde.

A construção dos veículos ocorreu nos laboratórios do Itaipu Parquetec, como parte de um Projeto de Extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Unioeste, iniciado em 2009 e que vem evoluindo ao longo dos anos.

Carro movido a hidrogênio verde
Estudantes da Unioeste e UNILA fazem parte do projeto (Foto: Divulgação/Itaipu Paquetec)

Segundo Ana Lúcia, capitã do grupo e estudante de Engenharia Elétrica da Unioeste, o foco é tornar os veículos cada vez mais eficientes, reduzindo o consumo de combustíveis e promovendo a sustentabilidade.

“O hidrogênio já é uma energia limpa e conseguimos melhorar ainda mais, fazendo com que ele seja mais eficiente e diminuindo os custos para a produção desse combustível, possibilitando com que todos tenham acesso a ele avançando o tema de descarbonização da frota que é tão importante”, explicou.

O hidrogênio verde, combustível utilizado pelo veículo desenvolvido pelo Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), é produzido na Planta Experimental do Itaipu Parquetec, inaugurada em 2011 para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à produção, armazenamento e conversão do hidrogênio.

Além de dispor de infraestrutura completa para essas atividades, o parque também possui expertise técnica para apoiar pesquisas e projetos inovadores em todo o país, contribuindo para a integração do hidrogênio na matriz energética brasileira.

 

Carro movido a hidrogênio verde
Equipe vai ser a única do Brasil na categoria hidrogênio (Foto: Divulgação/Itaipu Paquetec)

Objetivo é levar veículo para as ruas

Giulia Demarchi, co-capitã do GCEE e estudante de Engenharia Mecânica da Unioeste, destacou a importância do projeto para demonstrar a viabilidade do hidrogênio como combustível e ampliar as pesquisas no Brasil.

“Somos a única equipe brasileira que competirá na categoria hidrogênio. Isso mostra que no Itaipu Parquetec, tendo a Planta de Hidrogênio Verde, é possível que a tecnologia do hidrogênio pode ser implantada em carros do nosso cotidiano, podendo melhorar ainda mais a sustentabilidade, o carbono zero e a mobilidade verde”, afirmou.

Fernando José Gaiotto, subcoordenador do projeto e professor da Unioeste, enfatizou que a iniciativa integra pesquisa, ensino e extensão em um único projeto, e que os resultados refletem a dedicação e competência dos estudantes.

“Ficamos felizes ao ver o desempenho dos participantes e forma com que eles começaram a construção dos veículos há um ano. Foi possível graças ao apoio de pessoas e patrocinadores que acreditaram na ideia que eles trouxeram em propor um carro eficiente movido a hidrogênio e aplicar o hidrogênio verde que é produzido no Itaipu Parquetec. Hoje temos um projeto de extensão que integra a Unioeste e a UNILA pelo objetivo de colocar nas ruas um veículo protótipo de hidrogênio e o primeiro produzido no Brasil a competir na Shell Eco-marathon”, destacou.

O Professor Irineu Colombo, diretor superintendente do Itaipu Parquetec, expressou o orgulho do Parque Tecnológico em apoiar o conhecimento, a inovação e a sustentabilidade.

“O desenvolvimento de projetos e construção de veículos de eficiência energética, elétricos e a hidrogênio refletem em nossa missão de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social. São pesquisas e avanços que agregam benefícios tanto para os acadêmicos, quanto para o meio ambiente e o futuro da sociedade”, afirmou.

Carro movido a hidrogênio verde
(Foto: Divulgação/Itaipu Paquetec)

Sobre a Shell Eco-marathon

Criada em 1939, a competição começou como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguiria percorrer a maior distância com a mesma quantidade de combustível.

O recorde inicial foi de 21 km, marcando o início de um legado que continua até hoje em todo o mundo. A Shell Eco-marathon foi oficialmente lançada em 1985, na França.

Nos últimos 37 anos, o programa tem incentivado estudantes a criar seus próprios carros ultra eficientes em termos de energia.

Essa é a competição mais esperada do ano para o Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE) de Foz do Iguaçu.

A equipe, composta por estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), participa do evento de 27 a 30 de agosto, no Pier Mauá, Rio de Janeiro.

A competição desafia jovens a conceber, projetar e construir protótipos de carros ultra eficientes, que depois competem na pista.

Com categorias que incluem Etanol, Gasolina, Bateria Elétrica e Hidrogênio, o objetivo da Shell Eco-marathon Brasil é completar o percurso com a maior eficiência energética possível (menor consumo de combustível).

A edição de 2024 reúne equipes de estudantes de diversas cidades brasileiras, além de participantes de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA