Acabou a amizade: Renault rompe com Apple; CarPlay Ultra é rejeitado por montadoras como Audi e Mercedes
Renault rompe com Apple e rejeita CarPlay Ultra. Entenda por que montadoras estão optando por não adotar o novo sistema da maçã
O CarPlay Ultra parecia ser a grande aposta da Apple para revolucionar os sistemas de infoentretenimento nos carros, mas o lançamento dessa tecnologia tem enfrentado vários obstáculos. Agora, a Renault rompe com Apple e se junta a outras grandes montadoras, como Audi, Mercedes-Benz e Volvo, que optaram por não adotar o sistema. O motivo? O Garagem360 revela a seguir!
Por que a Renault e outras montadoras estão rejeitando o CarPlay Ultra?
O CarPlay Ultra foi anunciado pela Apple em 2022 como um sistema capaz de controlar funções do próprio veículo, como ar-condicionado, pressão dos pneus e até o fechamento das portas, tudo por meio de um iPhone.
No entanto, o CarPlay Ultra não cumpriu as promessas feitas. Além disso, enquanto algumas montadoras de luxo, como Porsche e Aston Martin, tentaram implementá-lo, carros mais acessíveis, como os da Renault e da Ford, parecem ver o sistema como uma ameaça.
Renault e outras montadoras alegam que a Apple está tentando “invadir seus sistemas”, algo que não agrada as empresas, principalmente quando se considera que elas já possuem soluções próprias e estão aprimorando seus sistemas com Google e Qualcomm.
Ao fazer isso, a Renault, por exemplo, está se distanciando do CarPlay Ultra e preferindo parcerias com empresas que não interfiram diretamente em seus controles internos.
Como a briga entre Renault e Apple pode afetar o mercado de carros?
A decisão da Renault de romper com a Apple e recusar o CarPlay Ultra reflete um movimento crescente entre as montadoras para construir sistemas próprios ou buscar alternativas mais flexíveis.
Esse movimento pode ser um reflexo do crescente desejo das fabricantes em ter mais controle sobre as interfaces do usuário em seus carros, sem depender de empresas externas, como a Apple, que querem mais poder sobre o sistema.
Além disso, com o CarPlay Ultra sendo direcionado, inicialmente, a modelos de luxo, marcas populares, como a Renault, podem se sentir à vontade para investir mais em suas próprias tecnologias, buscando uma identidade própria no mercado e evitando depender de uma gigante como a Apple para fornecer esses recursos.
Assim, a briga entre as montadoras e a Apple em torno do CarPlay Ultra coloca em xeque o futuro do sistema, que parece estar distante da realização completa. Com vários atrasos e a rejeição de grandes marcas, a Apple terá que buscar novas parcerias ou reconsiderar os termos de suas negociações.
O CarPlay Ultra ainda pode ter um futuro, mas dependerá de ajustes significativos e de uma maior aceitação pelas montadoras, que já buscam soluções próprias.
CarPlay Ultra está no fim?
O CarPlay Ultra está em um ponto crítico. Se as montadoras continuarem a rejeitar o sistema e as parcerias não avançarem, o projeto pode ser adiado por tempo indeterminado ou até mesmo cancelado.
Isso abre um caminho para as montadoras se focarem em suas próprias inovações em sistemas de infoentretenimento, sem depender de empresas externas.
Enfim, a Apple terá que se reinventar ou ajustar sua estratégia para conquistar a confiança das montadoras e consumidores.
E você, o que acha dessa briga entre Renault e Apple? Acredita que o CarPlay Ultra tem futuro nos carros? Deixe seu comentário abaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.