Renault retorna com produção no Brasil apenas em setembro

Parece que a sorte não está do lado de uma das principais montadoras francesas. A Renault anunciou na última sexta-feira (20/08) que só voltará a produzir veículos de passeio no começo de setembro.

Esta é a segunda vez que a volta às atividades no Complexo Ayrton Senna (localizado em São José dos Pinhais-PR) tiveram que ser remarcadas. E o problema segue sendo o mesmo: a falta de semicondutores.

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Foto: Divulgação/Renault

Fábrica da Renault retorna com produção em setembro

A volta dos funcionários ao trabalho está marcada para acontecer a partir do dia 04 do próximo mês. Ou seja, sete dias depois da data última estipulada (30/08). De acordo com a marca, ela irá suspender as atividades por conta da pandemia da Covid-19, que está impactando na fabricação de componentes.

“A Renault do Brasil informa que em função dos impactos provocados pela Covid-19 na fabricação de componentes eletrônicos, a produção na fábrica de veículos de passeio, no Complexo Ayrton Senna, permanece suspensa até o dia 03 de setembro. Não será possível o retorno da produção no dia 30 de agosto conforme previsto anteriormente, com o término do período de aplicação da MP 1.045/21”, diz o comunicado da Renault enviado a imprensa.

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Foto: Divulgação/Renault

A unidade Curitiba Veículos de Passeio (CVP) está bem próxima de completar um mês de paralisação. No segundo dia deste mês, os funcionários dela e da linha de produção de comerciais leves (chamada de Curitiba Veículos Utilitários-CVU) entraram no em férias coletivas. Elas valeriam até o dia 11/08 (CVP) e dia 09/08 (CVU).

A planta que fabrica a Master voltou no dia combinado. Entretanto, o local onde são feitos os veículos de passeio teve que adiar este retorno para o próximo dia 30/08. Agora, a marca só voltará a fazer seus carros (como o Duster e o Kwid) no próximo mês.

Foto: Divulgação/Renault

Anteriormente, no mês de março, as instalações localizadas no estado do Paraná tiveram que ser paralisadas por conta da pandemia. Na época, a unidade esteve paralisada entre os dias 25 de março e 03 de maio.

Crise mundial

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Foto: Divulgação/Volkswagen

O ano de 2021 ficará marcado pela crise dos semicondutores. Várias partes do mundo foram afetadas pela falta do componente. Este item possui um papel importante no cenário atual. Ele é um dos responsáveis para o funcionamento de diversas tecnologias presentes nos modelos.

Muitas montadoras buscam se adequar a falta dele. A Chevrolet do Brasil, por exemplo, foi uma das mais afetadas. A fábrica de Gravataí-RS completou nesta segunda-feira (23/08) sua primeira semana de atividades normais. Um momento de tranquilidade, visto que o local (onde são feitos o Onix e o Onix Plus) ficou paralisado por muitos meses. Fiat e Hyundai também passaram por uma pequena onda de suspensões em suas fábricas.

Já os trabalhadores da Toyota ainda estão em férias coletivas desde o último dia 18. Os colaboradores das fábricas de Sorocaba-SP e Porto-Feliz-SP irão cumprir este regime até a próxima sexta-feira. Se tudo ocorrer conforme o planejado, a volta poderá ocorrer no início da próxima semana.

Sem falar que a pandemia da Covid-19 vem dificultando as coisas também. Por conta do lockdown imposto na Malásia, por exemplo, a Volkswagen terá que paralisar a produção do Gol e do Voyage. De acordo com o jornal Estado de São Paulo, os funcionários da fábrica de Taubaté-SP ganharão mais dez dias de férias coletivas.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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