Renault vai produzir motores em parceria com a dona da Volvo

O Renault Group anunciou inédita parceria com a dona da Volvo para a criação de uma nova empresa para a fabricação de motores eletrificados

Parceria inédita entre a Renault e a Geely será responsável por desenvolver uma nova empresa líder mundial no desenvolvimento de motores híbridos e a combustão de alta eficiência. Conforme comunicado das fabricantes, os produtos desenvolvidos serão ofertados para diversas marcas ao redor do mundo.

A Renault acaba de anunciar nova parceria com a dona da Volvo para a criação de nova empresa responsável pela produção de motores eficientes

Renault acaba de anunciar nova parceria com a dona da Volvo para produzir motores elétricos e a combustão (Foto: Divulgação)

Renault e Geely se unem para desenvolver motores elétricos e a combustão

O Renault Group e a Geely, fabricante dona da Volvo, assinaram um acordo de cooperação não vinculante para criar uma nova empresa que vai desenvolver, produzir e fornecer motores híbridos de ponta e motores a combustão de alta eficiência energética.

Por meio deste acordo de cooperação, a Geely e o Renault Group possuirão cada uma 50% de participação na nova empresa.

Conforme anunciado pelas marcas a nova empresa será um fornecedor mundial independente de soluções de sistemas de grupos motopropulsores, fabricando motores híbridos de última geração e desenvolvendo tecnologias de baixas emissões ou descarbonizadas a partir de cinco centros de P&D.

A partir do lançamento, a nova empresa deve fornecer para várias montadoras, como Renault, Dacia, Geely Auto, Volvo Cars, Lynk & Co, Proton, todas pertencentes ou à Geely ou ao Renault Group.

Marcas como a Nissan e Mitsubishi também serão beneficiadas, uma vez que possuem aliança global com a Renault. O comunicado também informa que, no futuro, a parceria também poderá fornecer tecnologias de motores a outros grupos do setor automotivo.

A Renault acaba de anunciar nova parceria com a dona da Volvo para a criação de nova empresa responsável pela produção de motores eficientes

Empresa ira fornecer motores híbridos e a combustão de alta eficiência energética (Foto: Divlgação)

Cinco milhões de motores produzidos ao ano

A nova empresa deverá operar 17 fábricas de motores em três continentes, empregando aproximadamente 19 mil colaboradores no total. A empresa terá capacidade total anual para produzir mais de cinco milhões de unidades, entre motores a combustão interna, híbridos e híbridos plug-in, para atender 130 países e regiões.

Estatísticas da nova marca revelam que graças ao portfólio de produtos e a presença geográfica combinada da nova empresa, será possível oferecer soluções para 80% do mercado global de motores a combustão interna.

“O Renault Group está acelerando seu plano de transformação Renaulution para criar valor em toda a nova cadeia de valor da indústria automotiva. Por isso, estamos muito felizes com este ambicioso acordo de cooperação firmado com a Geely para continuar desenvolvendo tecnologias para motores a combustão e híbridos, que continuarão sendo fundamentais para a cadeia de fornecimento automotivo nas próximas décadas”, afirmou o CEO do Renault Group, Luca de Meo.

Vamos ter condições de oferecer motores e soluções eletrificadas de ponta para várias montadoras de automóveis em todo o mundo, expandindo o potencial de mercado desta tecnologia de baixas emissões”, concluiu o executivo.

“O acordo firmado hoje com o Renault Group vai permitir criar a empresa líder mundial em tecnologias híbridas, para fornecer soluções avançadas de alta eficiência energética para montadoras de automóveis de todo o mundo”, destacou o presidente do Conselho da Geely, Eric Ll.

Ele também afirmou que a nova empresa poderá acolher novos parceiros e acionistas, atraídos pela oportunidade de contribuir para a implantação de ecossistemas líderes no mercado de zero ou baixa emissão em todo o mundo, com base no ciclo de vida “do berço ao túmulo.

A Renault acaba de anunciar nova parceria com a dona da Volvo para a criação de nova empresa responsável pela produção de motores eficientes

Marcas dos dois grupos automotivos serão beneficiadas (Foto: Divulgação)

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA