Renault Kwid é o 0 km mais barato de 2022, mas ele tem limitações? Descubra
Confira os detalhes do Renault Kwid 2023, o compacto de entrada mais barato do mercado nacional e veja se há limitações no modelo.
Lançado semana passada, o subcompacto Renault Kwid linha 2023 é o carro mais barato do mercado atualmente. Porém, mesmo sendo um veículo de entrada, ele vale o investimento de quase R$ 60 mil? Veja os detalhes do modelo.
Renault Kwid 2023: título de carro mais barato do Brasil basta como qualidade?
O mercado automotivo nacional enfrenta uma crise: a falta de veículos de entrada. Hoje, os carros mais baratos do Brasil são o Renault Kwid, que acaba de chegar à linha 2023, e o Fiat Mobi. Porém, até mesmo os subcompactos possuem um preço relativamente salgado, afinal, eles beiram a casa dos R$ 60 mil.
Acontece que as montadoras estão oferecendo cada vez menos opções de entrada, e investindo em novas tecnologias embarcadas, motores mais eficientes e econômicos e mais itens de segurança. Porém, tudo isso encarece um veículo, e o que era de entrada, considerado básico, quase que não existe mais.
Prova disso, é que o modelo de entrada da montadora francesa chegou com as atualizações com uma versão a menos. A antiga versão que iniciava as configurações do modelo, a Life, deixa de ser comercializada na nova linha.
Segundo a marca, a ação segue as mudanças de mercado, tendo em vista o novo gosto do brasileiro por veículos. Durante a coletiva de imprensa do lançamento da nova linha do modelo, a Renault evidenciou que a antiga versão representava uma mínima parcela do número de vendas do modelo.
Renault Kwid 2023: Não espere atributos de um compacto completo em um carro de entrada
O fato é que, para um veículo de sua categoria, o Renault Kwid cumpre bem o propósito de ser por vezes, o primeiro carro popular de muitos brasileiros, tendo em vista o preço mais acessível no comparativo com as demais opções.
Dessa forma, para um veículo de entrada, e no comparativo com seu principal concorrente, o Fiat Mobi, o Kwid é sim uma boa opção de escolha, o que não condiz com o veículo, é o preço. Porém, o valor acima da média, não é uma exclusividade de subcompacto, e sim, uma realidade do mercado automotivo brasileiro atual.
A nova linha do modelo chega em três versões, e os preços variam de R$ 59.890 e R$ 67.690. De série, o modelo ganhou sistema start/stop, que liga e desliga o motor em paradas, o que prioriza a economia de combustível, ficou mais seguro com a adoção de controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa e também conta com a adoção de DRL em Led em todas as versões.
Versões e preços do Renualt Kwid 2023
Zen – R$ 59.890
4 airbags (2 frontais e 2 laterais);
Controle eletrônico de estabilidade (ESP);
Assistente de partida em rampa (HSA);
Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes;
Sistema Start & Stop;
Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS);
Luzes de circulação diurna (DRL) em LED;
Painel de instrumentos com mostradores em LED;
Indicador de temperatura externa;
Computador de bordo;
Tacômetro;
Direção elétrica;
Ar-condicionado;
Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes;
Travas elétricas das portas;
Vidros dianteiros elétricos ;
Intense – R$ 64.190
Todos da versão Zen mais:
Maçanetas externas na cor da carroceria;
Retrovisores em preto brilhante;
Calotas Flex Wheel 14″ Bíton;
Retrovisores elétricos;
Chave tipo canivete;
Câmera de ré ;
Media Evolution com tela de 8″ com Espelhamento de smartphone Android Auto® e Apple CarPlay®, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia;
Comando satélite de áudio;
Lanternas com assinatura em LED;
Opcional:pintura bíton e rodas de liga leve diamantadas 14” bíton.
Outsider – R$ 67.690
Todos da versão Intense mais:
Barras de teto;
Molduras de proteção lateral;
Skis frontais e traseiros;
Bancos exclusivos com detalhes na cor verde Citron;
Rodas de liga leve diamantadas 14” bíton.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Motor recalibrado e mais econômico
O motor ganhou a adoção de sensor de fase do comando de válvulas, nova central eletrônica e nova calibração. O Kwid traz embaixo do capô o motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, que agora rende 71 cv com etanol e 68 cv com gasolina a 5.500 rpm. O torque também teve melhoria, passando a 10,0 kfgm com etanol, e 9,4 kgfm a 4.250 rpm com gasolina, garantindo uma dirigibilidade ágil com ótimas respostas.
O veículo está 5% mais econômico no ciclo urbano com etanol no tanque, registrando 10,8 km/l, e 3% mais econômico com gasolina, fazendo 15,3 km/l, segundo o Inmetro. Na estrada, 15,7 km/l com gasolina e 11 km/l com etanol, segundo dados do Inmetro.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.