Renault Kardian tem atributos para concorrer com os SUVS mais vendidos?

Ele ainda está tímido em termos de vendas. De acordo com a Fenabrave, foram vendidas 265 unidades vendidas em fevereiro do Renault Kardian, mas em março foram 616 vendas – um aumento de 72,1%. 

É um aumento significativo, porém ainda há margem para a questão: o Kardian vai conseguir concorrer com os mais vendidos? Vamos tentar responder. 

Renault Kardian consegue vencer os concorrentes? - Foto: Divulgação
Renault Kardian consegue vencer os concorrentes? – Foto: Divulgação

 

Renault Kardian tem força para se tornar um dos SUVS mais vendidos?

Sim, e ele vai ter alguns páreos duros pela frente:

  • Nissan Kicks (5.034 emplacamentos em março)
  • Hyundai Creta (4.317)
  • Volkswagen Nivus (3.915)
  • Fiat Pulse (3.038), entre outros SUVs. 

E para essa empreitada, o Kardian possui diversos pontos fortes que o colocam em posição de destaque no segmento de SUVs compactos:

Motorização moderna

A Renault inaugura no país a nova plataforma RGMP, assim como o motor 1.0 turbo de 3 cilindros que entrega 125 cv. 

O modelo ainda conta com injeção direta e câmbio automático de dupla embreagem EDC. Uma combinação que promete desempenho ágil associado à economia de combustível. 

Renault Kardian - Foto: Divulgação
Renault Kardian – Foto: Divulgação

 

Dimensões compactas

Com 4,11 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,54 m de altura, o Kardian perde para quase todos os SUVs citados acima, mas não é tanto assim. A média fica entre de 15 a 19 cm a menos. 

Ele só ganha do Pulse com 4.099 mm C x 1.774 mm L x 1.580 mm A.

Ainda pesam positivamente para o modelo da Renault as rodas de 17 polegadas, a generosa distância entre eixos (2,60 metros) e os ângulos de ataque e saída (20° e 36°) que garantem versatilidade e segurança.

Design moderno e atrativo

A Renault caprichou nesse lançamento. O Kardian possui um design moderno e elegante, com linhas fluidas e detalhes que o distinguem dos demais SUVs compactos. 

Foi uma verdadeira reestilização em relação aos carros da marca no país, no entanto, há uma clara tentativa de aproximar o visual com os dos modelos vendidos na Europa. 

Os faróis divididos na frente, o capô elevado e as lanternas em relevo e a assinatura luminosa do Kardian dois módulos aumentam a robustez do Kardian. 

Renault Kardian - Foto: Divulgação
Renault Kardian – Foto: Divulgação

 

Principais itens de série

Bem equipado, o Kardian conta com alguns itens que não estão presentes no principal rival, o Pulse. Um exemplo são os 6 airbags, (o Pulse só tem 4). 

Fora isso, ele conta com bons recursos para brigar com os maiores, como:

  • Tela multimídia de 8 polegadas com regulagens do sistema MULTI-SENSE

  • Painel de instrumentos digitais

  • Aros de roda diamantados

  • Controlador e limitador de velocidade

  • Assistente de partida em rampa

  • Alavanca “e-shifter” e freio de estacionamento elétrico

  • Controle de cruzeiro adaptativo

  • Sensores de obstáculos traseiros

  • Câmera de ré

  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração

  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus

  • Start&Stop

  • Modo ECO com EcoScoring

  • Espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay

  • Ar-condicionado automático e digital

  • Alerta de ponto cego e câmera multivisão: equipamentos únicos no segmento

  • Alerta de distância segura

  • Comando elétrico nos vidros e retrovisores

  • Faróis com LEDs diurnos

  • Barras de teto modular

Preço

Com preços a partir de R$ 112.990, o Kardian é R$ 9 mil mais caro que o Pulse (vendido a R$ 103.990 na versão de entrada). 

É o mesmo preço do Nissan Kicks de entrada. Mais barato que Hyundai Creta (R$ 119.990), do que o Nivus (R$ 119.990) e T-Cross (R$ 119.980). 

Veja aqui o preço de todas as versões do Renault Kardian.

Talvez o preço não seja suficiente para vencer alguns desses modelos, exceto se o consumidor colocar na balança o fator tecnológico. O Renault Kardian é de longe o modelo mais moderno entre os SUVs da categoria.

Se você levar em consideração a motorização, com exceção do motor do Pulse, os demais contam com propulsores com mais de 10 anos. O TSi da Volkswagen, por exemplo, é um dos mais antigos a equipar carros zero km no país. 

Além disso, o carro da Renault apresenta uma excelente tecnologia embarcada e itens de segurança de ponta. Hoje o consumidor leva em consideração essas características e isso pode dar ao Kardian todo o potencial para conquistar uma boa fatia do mercado de SUVs compactos no Brasil.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar