Renault é parceira do Fast-E, projeto europeu de recarga rápida de elétricos
No final do mês passado, foi lançado na Europa o projeto Fast-E, financiado conjuntamente entre a União Europeia e nove empresas, incluindo a Renault. O objetivo é instalar 241 postos de recarga rápida para veículos elétricos na Alemanha e de 37 na Bélgica até o final deste ano. Além disso, 30 postos de recarga adicionais serão criados por meio de um programa similar na República Tcheca e na Eslováquia.
Estes terminais serão inaugurados nos quatro países, unindo os corredores alemães aos seus vizinhos, por meio de tomadas com corrente contínua e alternada. Veículos elétricos como o Renault ZOE poderão recuperar até 80% de autonomia em 30 minutos. A densidade da rede, principalmente na Alemanha, permitirá que os veículos elétricos percorram distâncias mais longas.
Os postos contarão com os sistemas CCS (recarga combinada) e CHAdeMO, podendo fornecer até 50 kW, assim como uma tomada com potência de 43 kW (padrão Europeu tipo 2). O projeto deve ser concluído em dezembro de 2017, com o final dos estudos de monitoramento, quando a infraestrutura de recarga estará totalmente operacional.