Mercedes passa a oferecer ChatGPT em seus automóveis

A Mercedes-Benz está expandindo ainda mais o uso de inteligência artificial. A ideia é integrar a tecnologia  e passar a oferecer o ChatGpt por controle de voz “Hey Mercedes”. Além disso, vai empregar em seus processos de produção no mundo.

Mecedes-Benz passa a

ChatGPT
Mercedes passa a oferecer ChatGPT nos carros e na produção. Foto: Divulgação

Desde junho desse ano, os clientes da marca nos Estados Unidos têm disponível um programa beta que integra o ChatGPT ao “Hey Mercedes”. O intuito é tornar o sistema de comandos por voz ainda mais intuitivo.

O ChatGPT aproveita a variedade de formas de comunicação diferente da maioria dos assistentes de voz limitados a tarefas e respostas predefinidas, . O objetivo é melhorar a compreensão da linguagem natural e expandir os tópicos aos quais ele pode responder.

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Os ocupantes irão experimentar um assistente de voz que não só aceita comandos de voz naturais, mas também poderão conduzir conversas.

A Mercedes-Benz oferece aos clientes a oportunidade de experimentar as tecnologias mais recentes em seus veículos como “desenvolvedores” e o programa beta, focado nos EUA, deve durar três meses.

Em troca, os desenvolvedores da Mercedes-Benz obterão informações úteis sobre solicitações específicas, permitindo definir prioridades mais precisas no desenvolvimento do controle de voz.

MO360

Além dos testes com clientes, a marca também está testando o ChatGPT em suas linhas de produção, acelerando o uso de ferramentas inteligentes no ecossistema de produção digital MO360, que foi introduzido em 2020.

Com o objetivo de otimizar a análise de dados de produção, por exemplo, a partir do gerenciamento de qualidade, o ChatGPT apoiará os colaboradores da produção como uma interface universal baseada em voz.

O uso de inteligência artificial (IA) irá acelerar a identificação e análise de pontos de melhorias, bem como a gestão da qualidade e a otimização de processos na Mercedes-Benz.

ChatGPT
ChatGPT é usado nos veículos, mas também para melhorar processos de produção.

Uma ferramenta de análise automatizada permite a conexão inteligente de dados de qualidade do desenvolvimento, experiência do cliente e produção. Com isso, é possível identificar e analisar os potenciais pontos de melhorias rapidamente.

Apoio também na produção

O ChatGPT também pode apoiar os engenheiros de qualidade da Mercedes-Benz a identifica-los por meio de agrupamentos de dados.

Ele é capaz de substituir as funções de programação complexas, assim as consultas serão apresentadas em um diálogo. Dessa forma não só engenheiros, mas , mas também colaboradores sem conhecimento prévio de programação podem ter os dados necessários à sua disposição.

Outra área de foco da integração do ChatGPT na produção é fornecer aos colaboradores em todo o mundo uma pessoa de contato digital baseada em IA. Os colaboradores das áreas de produção se comunicam através do MO360 por meio de um portal de autoatendimento que está disponível em qualquer dispositivo da empresa – incluindo tablets, smartphones e laptops.

Além disso, o MO360 Support Bot tira dúvidas em diálogo com os colaboradores.

A base para a integração do ChatGPT é uma cooperação com a Microsoft. Por meio da IA do Azure, a Mercedes-Benz usa os modelos de IA generativa em grande escala. Além disso, vai combinar com os recursos de segurança, privacidade e confiabilidade de nível empresarial do Azure.

A Mercedes-Benz tem soberania sobre os processos de TI em segundo plano em todos os momentos. A marca coleta os dados e os armazena no Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Em seguida, os transforma em dados anônimos e os analisa. Por fim, a plataforma MO360 armazena os dados para uso futuro.

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ChatGPT alinhado com os princípios de IA da Mercedes-Benz

GPT significa “Generative Pre-trained Transformer” (Transformador Pré-treinado Generativo). É uma ferramenta que oferece uma variedade grande de modelos de linguagem.

A Mercedes-Benz está adotando uma abordagem responsável para soluções de IA generativas para a integração do ChatGPT alinhada aos princípios de IA da empresa.

O objetivo é tornar os benefícios de soluções inovadoras de IA acessíveis aos clientes.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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