Renault Duster também leva nota 0 em teste do Latin NCAP; entenda

Em agosto foram divulgados novos resultados de testes do Latin NCAP. Entre os modelos avaliados, estava o Renault Duster que foi classificado com nota zero. Entenda os motivos.

Renault Duster zera no Latin NCAP
Renault Duster zera no Latin NCAP (Foto: Divulgação)

Renault Duster zera no teste do Latin NCAP

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, apresentou os resultados dos testes feitos com o Novo Renault Duster. Após ser classificado com nota zero, a entidade pede melhorias urgentes.

O SUV testado é produzido na América Latina e na Romênia, e conta com dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão.  O carro obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.

O New Duster para a América Latina e o Caribe não oferece airbags laterais de corpo nem de proteção lateral de cabeça padrão como o modelo vendido na Europa. Dessa forma, no impacto frontal, o modelo apresentou estrutura instável e perda de combustível.

Latin NCAP pede recall dos modelos já vendidos

No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta. Após a perda de combustível registrada no impacto frontal, a entidade regulamentadora exige ações da Renault, não só resolvendo o problema na produção, mas também fazendo um recall das unidades vendidas no mercado que poderiam ter essa perda de combustível no tanque após um impacto.

Na mesma linha, a abertura da porta no impacto lateral exige uma ação imediata da Renault, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro em caso de impacto lateral.

“O fraco desempenho de segurança oferecido pela Renault para os consumidores latino-americanos é decepcionante e perturbador. O Latin NCAP insta e incentiva a Renault a melhorar drasticamente a segurança padrão desses modelos o mais rápido possível. Os consumidores na América Latina são obrigados a pagar mais do que o preço básico para obter os mesmos equipamentos de segurança que a Renault/Dacia oferecem como padrão em outros mercados, como a Europa.(…)” declarou o Secretário-Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

O posicionamento da Renault

Após a divulgação dos resultados, a marca divulgou em nota que o veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019. No entanto, o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e por isso os resultados são diferentes.

Após o posicionamento da marca, a entidade respondeu e informou que:

Os protocolos do Latin NCAP foram atualizados no final de 2019. A Renault sabia disso e, portanto, em nossa opinião, patrocinou um teste Duster em 2019 contra o relógio, quando a versão de produção local ainda não estava disponível. A Renault patrocinou o teste com versões romenas do Duster que estavam sendo vendidas no Chile na época. A Renault queria chegar a tempo com o protocolo anterior para obter um resultado não tão ruim.”

O Latin NCAP informou ainda que desde 2016 reporta sobre o novo protocolo 2020 e a Renault, como as demais marcas, sabia das mudanças.

Além disso, “na avaliação, o Latin NCAP não menciona que o modelo não atende às normas exigidas pelo governo, nem que é ilegal, mas que apresenta baixa segurança em relação aos nossos critérios. Para eles, a Renault deixa implícito que a segurança exigida pelo governo não está ao nível do que é exigido na Europa.” finalizou.

Renault Duster zera no Latin NCAP
Renault Dsuter (Foto: Latin NCAP)

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar