Renault Duster ganha motor turbo em país vizinho; vem para o Brasil?
O Renault Duster com motor turbo acaba de chegar ao mercado argentino. A versão mais potente do veículo entrega 155 cv. Conheça o veículo.
O novo Renault Duster foi um dos principais lançamentos da marca francesa no ano passado. Sua segunda geração deu um ar mais robusto e aventureiro ao veículo. Além disso, novas tecnologias foram adicionadas ao modelo que é um dos SUVs mais baratos do País. Este mesmo modelo está chegando apenas agora à Argentina. Porém, eles poderão desfrutar de uma versão mais potente. O Duster com motor turbo entrega 155 cv.
Renault Duster com motor turbo; vem para o Brasil?
Ao contrário do modelo vendido por aqui, que é feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o modelo vendido no país vizinho é fabricado na planta da marca localizada na cidade de Envigardo, na Colômbia. Por lá, o SUV é feito no esquema CKD.
Por lá, o Duster será vendido em quatro configurações de acabamento diferentes (Zen, Intense, Outsider e Iconic). O carro está custando a partir de 2.412.800 pesos (cerca de R$ 125.605 fazendo uma conversão direta). Embora o visual seja praticamente o mesmo do carro comercializado aqui, a principal novidade está sob o capô.
Os dois modelos mais caros estão equipadas com o motor 1.3L TCe Turbo. Ele pode gerar uma potência máxima de 155 cv e torque de 250 Nm a 1.800 rpm.
Entretanto, as duas possuem algumas diferenças em seus conjuntos mecânicos. A versão Outsider, por exemplo, vem com uma transmissão CVT e tração 4×2. Já o modelo Iconic usa um câmbio manual de seis velocidades e traz tração 4×4 – algo que não está disponível no modelo brasileiro.
Já as versões aspiradas usam o mesmo propulsor que o nosso. O 1.6 tem uma potência máxima de 115 cv e torque de 156 Nm a 4.000 giros.
E no Brasil?
O Renault Duster com motor turbo já está disponível em três países da América Latina. Além da Argentina, México e Colômbia também desfrutam de um propulsor mais potente do veículo.
Aqui, o 1.3 turbo fará a sua estreia oficial agora em julho, mas em outro SUV. O novo Renault Captur 2022 ganha muito mais que um visual renovado. Apesar da montadora francesa não ter revelado mais detalhes, já se sabe que sob o capô estará o 1.3 TCE Flex, que poderá gerar uma potência máxima de 170 cv e 27,5 kgfm de torque.
Vale lembrar que, pelo menos na Europa, a Dacia já apresentou uma reestilização do Duster. Por lá, ele recebeu uma transmissão automatizada de seis velocidades e dupla embreagem. Do mesmo modo que o motor turbo, esta mudança não tem data para acontecer.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.