Renault apresenta SUV híbrido 4×4 de 300 cv e mais de 1.000 km de autonomia

A Renault apresentou ao mercado automotivo, na última sexta-feira (17/05), o seu mais novo SUV híbrido. Trata-se do Rafale E-Tech 4×4 300 cv, que entrega mais de 1.000 km de autonomia. Logo abaixo, o Garagem360 revela todos os detalhes desse lançamento. Acompanhe!

Foto: divulgação
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Como é o Rafale E-Tech 4×4 300 cv? 

O Rafale E-Tech 4×4 300 cv traz uma roupagem bastante elegante. Porém, é a motorização híbrida plug-in recarregável que é o seu principal destaque. 

Além disso, vale citar ainda os equipamentos de tecnologia e segurança que são de última geração, bem como a sua versatilidade. Afinal, o SUV francês oferece boa tração e aderência ao solo em qualquer tipo de pista.

A seguir, o Garagem360 revela o que já sabemos sobre esse lançamento.

Design

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Para início de conversa, o seu design se diferencia dos outros produtos da marca por ter uma pintura exclusiva de carroceria Azul Sommet Satin. 

Ao mesmo tempo, chama a atenção o spoiler flutuante na cor Preto Étoilé e aros de rodas exclusivos “Chicane” de 21 polegadas, que foram fabricados com os pneus Continental (aros de rodas de 20 polegadas na versão de acabamento Esprit Alpine)

Já no interior do veículo, é possível perceber os atributos esportivos da marca Alpine. Isso graças aos tapetes na surpreendente cor azul da marca do “A”, que remete ao formato de uma flecha.

Motorização 

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Agora, vamos contar todos os detalhes sob o capô. A Renault desenvolveu um modelo com motor a combustão de 3 cilindros e 1,2 L c.

Para aprimorar a sua potência, ela trouxe um novo turbocompressor. E o resultado fez com que as medidas saíssem de 110 kW, ou 150 cavalos (contra 96 ​​kW ou 130 cavalos na versão E-Tech 200 cv) e o torque para 230 Nm (contra 205 Nm).

Vale destacar que a transmissão multimodos equipada com películas de garras foi ajustada para se adequar a essas implementações. 

O motor a combustão é associado a três motores elétricos, sendo dois principais e um secundário. Juntos, eles proporcionam uma potência de 300 cv. Confira, a seguir, as configurações de todos eles:

Tipo de motor  Configuração 
Motor elétrico principal  Entrega 50 kW (70 cv) e 205 Nm de torque
Segundo motor elétrico principal  100 kW (136 cavalos) e 195 Nm de torque;
Motor elétrico secundário do tipo HSG (High-voltage Starter Generator – Motor de Arranque / Gerador de Alta Tensão) Entrega 25 kW (34 cv) e 50 Nm de torque.

 

Modo elétrico

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O uso do motor elétrico é garantido por dois motores elétricos principais. Estes, por sua vez, são nutridos por uma bateria de íons de lítio de 22 kWh / 400 V. 

Segundo a montadora, o motor elétrico secundário do tipo HSG é responsável por garantir a partida do motor de combustão, bem como o controle das trocas de marchas da transmissão automática. 

Em paralelo, contribui para recarregar a bateria. Por falar nisso, a potência máxima de recarga é de 7,4 kW (32A). 

O tempo de recarga para completar entre 0 a 80% é de 2h10min. Para a recarga completa, são necessárias duas horas e 55 minutos. 

“O Rafale embarca dois aspectos-chave do legado da Renault. A esportividade dos nossos sedãs de alta performance, como o R21 Turbo e o Safrane Baccara Biturbo, e a nossa capacidade de inovação, como o monovolume, o turbo e as motorizações E-Tech híbridas”, explica Grégory Launay, líder de receita, Renault Rafale. 

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Condução dinâmica 

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Os motores do SUV híbrido operam em sinergia para oferecer a melhor performance ao motorista. Como resultado, você terá a disposição um veículo com as seguintes médias: 

  • 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. (vs. 8,9 seg. para o híbrido E-Tech 200 cv);

  • 80 a 120 km/h em 4,0 seg. (vs. 5,6 seg. para o híbrido E-Tech 200 cv).

Já com o automóvel parado, você precisará de apenas 26,9 segundos para arrancar e dirigir 1.000 metros. 

Consumo

O nível de consumo de combustível do SUV híbrido é de 0,7l / 100 km em uso misto WLTP, o que mantém o nível moderado de 5,8 litros / 100 km. Inclusive, quando a bateria está descarregada. 

Esse feito só foi possível devido a eficácia do motor a combustão e a capacidade da bateria, que ainda está pendente em relação a homologação WLTP.

Tecnologia

Foto: divulgação
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A tela multimídia permite que você controle as configurações do sistema 4Control Advanced, o perfil de amortecimento e os ângulos de esterçamento traseiro. 

Enfim, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv é um SUV ideal para quem busca conforto para percursos diários, especialmente para uso urbano. 

Também é indicado para os motoristas que priorizam um carro esportivo, que valoriza não só a dirigibilidade, mas também o prazer de dirigir. 

Quando o Rafale E-Tech 4×4 300 cv será comercializado? 

O lançamento será a partir do último trimestre deste ano. 

O Garagem360 continue acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhuma novidade. 

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