Kombi, Porsche, Variant: Relembre modelos que são “filhos” do Fusca
Exceto o VW Passat, todos os demais modelos da foto que abre esse texto são derivados do Fusca. Porém, os filhos do besouro não se resumem somente aos carros da marca de Wolfsburg. Confira os modelos que são parentes do Fusca.
- VW Kübelwagen: utilizou a plataforma e mecânica do Fusca durante a II Guerra Mundial, sendo uma das primeiras variações do besouro |Foto: By AlfvanBeem (Own work) [CC0], via Wikimedia Commons
- VW Kübelwagen |Foto: By Joost J. Bakker from IJmuiden (Volkswagen Type 82 KübelwagenUploaded by Oxyman) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
- Porsche 356: a história de Porsche e Fusca se confunde ao longo dos anos; um dos primeiros modelos da marca alemã utilizava mecânica VW; reza a lenda que até os faróis eram os mesmo do Fusca… |Foto: Divulgação
- Porsche 356 |Foto: Divulgação
- VW Kombi: a “velha senhora” não escondia seu parentesco com o Fusca; até mesmo seu entre-eixos tinha os mesmo 2.400 milimetros do besouro |Foto: Diulgação
- Em 1975 a VW Kombi recebia sua primeira reestilização no Brasil|Foto: Divulgação
- VW Kombi |Foto: Divulgação
- VW Kombi |Foto: Divulgação
- VW Kombi |Foto: Divulgação
- Em 1997, a Kombi recebeu portas corrediças e injeção eletrônica no motor, além da versão luxuosa Carat |Foto: Divulgação
- A última melhoria da Kombi no Brasil foi em 2006, quando ela recebeu motor 1.4 flex e refrigerado a água, aposentando o boxer 1.600 a ar |Foto: Divulgação
- Em 2013 a Kombi se despediu com a série especial Last Edition |Foto: Divulgação
- VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
- VW Karmann Ghia: utilizava a plataforma e mecânica do Fusca |Foto: By MaGioZal (Own work) [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons
- VW Karmann Ghia |Foto: By AlfvanBeem (Own work) [CC0], via Wikimedia Commons
- VW 1600: o popular Zé do Caixão foi uma tentativa da VW de ter um sedã com mais espaço que o Fusca, porém ele não agradou o mercado |Foto: Divulgação
- VW 1600 “Zé do Caixão” |Foto: By Alfacevedoa (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- VW Variant: a perua era mais um veículo derivado do Fusca |Foto: Divulgação
- VW TL: o cupê era mais um com parentesco no Fusca |Foto: Divulgação
- VW TL |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF2593.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
- VW TL |Foto: By Alfacevedoa (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- VW Karmann Ghia TC: sucessor do Karmann original, tentou se inspirar nos Porsches da época, mas sem o mesmo sucesso que seu antecessor |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSC00790.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
- VW Karmann Ghia TC |Foto: By Jack O’Neill – Own work, CC BY-SA 3.0, Link
- VW SP1/SP2: o esportivo encantava pelo visual, mas decepcionava em desempenho |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSCF0787.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
- VW SP2 |Foto: By Andrés Sebastián Miglio – ARGENTINA (My VW SP2) [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons
- VW SP2 |Foto: By Benutzer:Brunswyk (Own work (Original text: Benutzer:Brunswyk)) [CC BY-SA 3.0 de], via Wikimedia Commons
- VW Brasília: hatch disfarçado de perua para pagar menos impostos, por conta da legislação da época, fez sucesso durante os nove anos em que ficou em linha |Foto: Divulgação
- VW Brasília |Foto: Por Reginaldo reginaldodecampinas.com – Próprio, Domínio público, Ligação
- VW Brasília |Foto: Por Reginaldo reginaldodecampinas.com – Próprio, Domínio público, Ligação
- VW Brasília |Foto: Por Reginaldo reginaldodecampinas.com – Próprio, Domínio público, Ligação
- VW Variant II: a segunda geração da perua também derivava do Fusca, embora o visual fosse inspirado na Brasília |Foto: Divulgação
- VW Variant II |Foto: By Olimor (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- Puma GT: assim como muitos fora de série da época, também usava mecânica e plataforma do Fusca |Foto: CC BY-SA 3.0, Link
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.