Relembre os carros que saíram de linha em 2022 no Brasil

Na lista de carros que saíram de linha em 2022, modelos que fizeram história no mercado brasileiro deram adeus; saiba quais foram

Após uma leva relevante de veículos descontinuados no fim de 2021 – por conta da entrada de novos limites de emissões neste ano –, 2022 também marcou o fim de nomes de peso na indústria automobilística nacional. Nesta lista especial do Garagem 360, relembramos os carros que saíram de linha em 2022 no Brasil.  

5 carros que saíram de linha em 2022 no Brasil

Muitos aspectos são analisados pelas fabricantes para a tomada de decisão de tirar um veículo de linha no Brasil, como o desempenho em vendas, a remodelação da estratégia comercial da marca ou a defasagem do modelo em relação à legislação (como novos padrões de segurança ou emissões) ou à concorrência, entre outros. 

Neste ano, veículos que fizeram história no Brasil deram adeus à produção nacional e não poderão mais ser encontrados como zero-quilômetro nas concessionárias a partir de 2023 – com exceção, é claro, de uma ou outra unidade que tenha “sobrevivido” nos estoques após a virada de ano. A seguir, relembre 5 carros que saíram de linha em 2022

5 – Renault Sandero

Renault Sandero já não é mais fabricado no Brasil, embora o aventureiro Stepway siga à venda (Foto: Divulgação/Renault)

Ainda que ainda conste no conste no site oficial da Renault, o Sandero já não é mais produzido nas versões “convencionais”. Conforme antecipado pela marca em outubro, somente o aventureiro Renault Stepway – que é tratado pela fabricante como um modelo à parte da linha Sandero – segue em linha. 

O hatch despediu-se do Brasil após 15 anos de mercado e duas gerações lançadas. Na edição derradeira, o Sandero S Edition custava R$ 83.190 e trazia motor 1.0 SCe, de 82/79 cv de potência a 6.300 rpm (E/G) e 10,5/10,2 kgfm de torque a 3.500 rpm. O câmbio era manual de 5 marchas. Quem quiser um modelo da Renault com o mesmo espaço interno do Sandero ainda pode levar pra casa um Stepway 1.0, que parte de R$ 77.990.

4 – Caoa Chery Tiggo 3X

Caoa Chery Tiggo 3X durou apenas 1 ano no mercado brasileiro e já não é mais produzido (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Durou pouco tempo a história do Caoa Chery Tiggo 3X no Brasil. Após ser lançado oficialmente em maio de 2021, o SUV compacto da marca despediu-se precocemente neste ano, também em maio, entrando na lista dos carros que saíram de linha em 2022 no Brasil

Vale lembrar que o Tiggo 3X, na verdade, era uma reestilização do já conhecido Tiggo 2 – lançado em 2017. Este, por sua vez, era derivado diretamente do hatch Celer – que começou a ser importado da China em 2013. Vendido na faixa dos R$ 105 mil, o Tiggo 3X era o carro mais barato da Caoa Chery. Atualmente, quem ocupa este posto de veículo a combustão mais acessível da marca é o SUV Tiggo 5X, que parte de R$ R$ 164.990.

3 – Hyundai HB20X

Hyundai HB20X foi ‘aposentado’ com a chegada da linha 2023 do compacto, em julho (Foto: Divulgação/Hyundai)

A chegada do Hyundai HB20 2023, apresentado em julho, marcou o fim da oferta do aventureiro HB20X. Antes da atualização, o modelo tinha preço inicial de R$ 83.990 e estava disponível em quatro configurações, sempre com motor 1.6 flex e opções de câmbio manual ou automático de seis marchas.

Lançado ainda na primeira geração do compacto, o Hyundai HB20X entrou na lista dos carros que saíram de linha em 2022 por ter perdido representatividade dentro da gama do hatch: menos de 10% das vendas eram concentradas na versão aventureira, que tinha como concorrentes os modelos Fiat Argo Trekking e Renault Stepway. Como alternativa, a marca continua a oferecer o Creta de antiga geração, na versão Action, a R$ 110.990.

2 – Volkswagen Gol

VW Gol é o modelo mais emblemático da lista, já que ‘pendurou as chuteiras’ após 42 anos de história (Foto: Divulgação/VW)

O Volkswagen Gol despediu-se do mercado brasileiro em 2022 após 42 anos de história. O hatch, que teve três gerações diferentes – englobando os modelos “Gol G1” a “Gol G7” –, já não é mais fabricado em Taubaté (SP). Para marcar este momento, a Volkswagen preparou a série especial Gol Last Edition, limitada a 1.000 unidades – sendo 650 delas exclusivas para o Brasil.

Com preço de lançamento de R$ 95.990, o modelo derradeiro foi disputado por colecionadores e esgotou o lote de venda online em minutos. A última unidade do Gol Last Edition, inclusive, foi arrematada pelo valor equivalente a um T-Cross zero quilômetro em leilão. Para ocupar o lugar do Gol, a Volkswagen prepara para fevereiro de 2023 a estreia do Polo Track 2024saiba aqui como reservar o novo hatch de entrada da Volkswagen.

1 – Volkswagen Voyage

Volkswagen Voyage deu adeus ao Brasil junto ao Gol e teve despedida ofuscada pelo fim do hatch (Foto: Divulgação/VW)

Mesmo sem toda a pompa da série do Gol Last Edition, o Volkswagen Voyage também é um dos carros que saíram de linha em 2022 no Brasil. Ainda que apareça no site da marca – por conta do estoque remanescente –, o sedã compacto derivado do Gol também não é mais produzido em Taubaté. 

Na última versão disponível, 1.0 MPI, o Volkswagen Voyage tinha preço inicial de R$ 89.850. Com todos os opcionais disponíveis e pintura metálica, o valor do três-volumes podia alcançar surreais R$ 99.870, superando até mesmo a tabela do Gol Last Edition. Sem um sucessor imediato para o Voyage, a Volkswagen irá apostar em novas versões para o Virtus reestilizado, que terá o mesmo motor 1.0 170 TSI da linha Polo 2023, menos potente e mais econômico que a variante 1.0 200 TSI.

Curtiu essa lista do Garagem 360 com os carros que saíram de linha no Brasil em 2022? Então, continue acompanhando a gente pra saber quais os lançamentos mais aguardados de 2023. E, se você é dono de carro, moto ou caminhão, fique atento às novidades do IPVA 2023.

Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

wpDiscuz
Sair da versão mobile