Volkswagen Gol completa 42 anos de sucesso; conheça sua trajetória
Após 42 anos de história e milhões de unidades vendidas, o Volkswagen Gol sairá de linha no fim de 2022. Lançado em 1980, o Gol tinha como missão suceder o Fusca na preferência dos motoristas brasileiros. O modelo, cujo nome teve óbvia inspiração no futebol, foi desenvolvido levando em conta as condições das vias no País e as necessidades dos consumidores locais.
Para homenagear o modelo, e ativar a memória dos milhões de brasileiros que andaram no carro ao menos uma vez na vida, trazemos uma lista com os detalhes de todas as versões do VW Gol, elaborada por especialista da Zapay, startup especializada no pagamento e na desburocratização dos débitos veiculares.
Conheça, em detalhes, a trajetória de 42 anos do Volkswagen Gol
O modelo alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014. E a popularidade do VW Gol também pode ser confirmada pela Zapay: é o carro que a maior parte dos usuários que utilizam o serviço da empresa possui.
Ao todo, o veículo já teve mais de 8,6 milhões de unidades fabricadas no Brasil, sem contabilizar os modelos derivados da família Gol, que são a perua Parati, o sedã Voyage e a picape Saveiro.
“O Gol é um carro muito ligado ao aspecto emocional dos brasileiros. Quem não se lembra de alguma história ou momento marcante com a família já vivido a bordo de um Gol?”, afirma o especialista em automóveis da Zapay, Gustavo de Sá.
Confira a seguir os detalhes de cada uma das oito versões do VW Gol.
VW Gol G1
“O primeiro Gol surgiu em 1980 como um projeto desenvolvido pela filial brasileira da Volkswagen. A primeira versão tinha motor refrigerado a ar e câmbio de quatro marchas. Com carroceria de duas portas, ele era oferecido nas versões S e L”, afirma Sá.
Em 1981, o Gol ganhou motor 1.6, também refrigerado a ar, e depois o modelo passou a vir com motores 1.6 e 1.8 com refrigeração líquida. Em 1989, o Gol GTi fez história ao estrear como o primeiro carro nacional com injeção eletrônica.
VW Gol G2
“O Gol G2 é o modelo que todo mundo conhece como Gol Bolinha e que marcou o fim das formas quadradas do carro, sendo a primeira grande transformação do Gol. Com a nova carroceria lançada em 1994, a proposta era imprimir ao modelo um ar de sofisticação e maior qualidade construtiva. Primeiro, ele foi lançado com duas portas e a segunda geração trouxe a opção de quatro portas, que foi lançada em 1998”, relembra o especialista.
Volkswagen Gol G3
O Volkswagen Gol G3 surgiu em 1999 como uma atualização em relação ao G2. O G3 trouxe faróis e lanternas mais retilíneos, grade ampliada e interior completamente redesenhado. O carro tinha um painel inspirado no Golf.
“E vale lembrar também que foi nesta linhagem que o Gol se tornou o precursor da tecnologia flex, lançada em 2003 na versão com motor 1.6 Total Flex”, afirma Sá.
VW Gol G4
O VW Gol G4, apresentado em 2005, ficou marcado pela extrema simplicidade na comparação com o anterior, tanto em design, quanto em acabamento interno e qualidade construtiva.
As linhas retilíneas do G3 foram substituídas por traços mais arredondados para faróis e lanternas, que não conversavam tão bem com o restante da carroceria. Na cabine, o belo quadro de instrumentos com conta-giros e velocímetro tradicionais (lado a lado) foi substituído pela mesma peça utilizada no Fox, bem mais simples e com tacômetro diminuto.
VW Gol G5
Após anos sem mudanças profundas, o Gol G5 marcou a maior transformação do compacto em toda a sua história. Chegou no mercado em 2008 a geração do veículo que representou um salto em qualidade construtiva, dirigibilidade e acabamento em relação aos antecessores.
“Esse modelo passou a ser construído em uma versão atualizada da plataforma PQ24, que até então era utilizada no Brasil nos modelos Polo e Fox. Isso possibilitou que o Gol pudesse adotar motores de disposição transversal, com mais espaço interno. Também foi o primeiro Gol da história a não ter opção de carroceria com duas portas”, destaca Gustavo de Sá.
Volkswagen Gol G6
Lançado em 2012 como linha 2013, o Gol G6 é basicamente a primeira reestilização da geração anterior do modelo, de acordo com o especialista da Zapay. O hatch ganhou faróis e grade com traços mais retilíneos, enquanto a traseira adotou lanternas mais arredondadas e a seção central da tampa do porta-malas em alto relevo.
A marca também promoveu atualizações de calibração nos motores 1.0 e 1.6 da família EA-111. Outra novidade foi a volta da carroceria de duas portas nas versões 1.0. No ano de 2015, o G6 recebeu o motor 1.6 EA-211 na versão Rallye.
VW Gol G7
Para manter o ar de novidade do Gol, a Volkswagen redesenhou novamente a dianteira do compacto no modelo G7, lançado em 2016 como linha 2017. O para-choque recebeu maior entrada de ar inferior, enquanto os faróis ficaram mais simples, com arranjo do tipo monoparábola.
Na traseira, as lanternas ganharam novas lentes com aspecto tridimensional, enquanto a tampa do porta-malas novamente adotou vincos em baixo relevo.
O maior destaque dessa reestilização foi a cabine, com painel completamente redesenhado e opção de central multimídia com tela tátil. Na mecânica, o G7 marcou a chegada do motor 1.0 três-cilindros da família EA-211.
VW Gol G8
Por fim, chegamos ao VW Gol G8, que marcou a chegada da oferta de câmbio automático de seis marchas para o modelo – na linha 2019, lançada em 2018. “Do lado de dentro, além da nova alavanca de câmbio, houve mudanças pontuais em grafismos no quadro de instrumentos e nos revestimentos dos bancos. E acredito que é com esse visual que o Gol deverá sair de linha agora no final de 2022”, enfatiza Sá.
Volkswagen Gol vai virar SUV?
Para o especialista da Zapay, tudo indica que sim. “A Volkswagen anunciou oficialmente que está desenvolvendo uma nova família nacional de compactos baseada na plataforma MQB. Nessa nova estratégia, a marca pretende lançar um novo SUV de porte compacto, menor do que Nivus e T-Cross, para ser o utilitário esportivo mais acessível da marca por aqui”, afirma.
“Ainda não há confirmação de que o modelo inédito irá, de fato, resgatar o nome Gol, então herança do Gol seria pelo fato de ser um modelo compacto exclusivamente projetado para o Brasil e outros países da América Latina”, ressalva.
Enquanto o mini-SUV da Volkswagen não chega, o Polo Track será o substituto imediato do Gol em 2023.
“Em relação ao Polo atual, o futuro carro mais barato da marca no Brasil terá novos para-choques, grade redesenhada e faróis com formato inédito. O único motor disponível será o 1.0 MPI flex (aspirado), de até 84 cv de potência quando abastecido com etanol”, finaliza.