Relembre a trajetória de presidentes do Brasil com a indústria automobilística

A indústria automobilística brasileira sempre esteve muito relacionada aos presidentes do Brasil bem como forte importância na economia do país. Veja alguns fatos sobre a trajetória dos presidentes e o setor automotivo.

Veja como os presidentes do Brasil influenciaram no desenvolvimento da indústria automobilística nacional
Veja como os presidentes do Brasil influenciaram no desenvolvimento da indústria automobilística nacional (Foto: reprodução internet)

Confira como se deu o desenvolvimento da indústria automobilística nacional através dos presidentes

O primeiro turno das Eleições 2022 acontece no próximo domingo, 02 de outubro. E assim como diversos setores a economia, a escolha de um presidente tem forte impacto no desenvolvimento da indústria automobilística nacional.

Em seu mais recente podcast Muito Além de Rodas e Motores, o especialista do setor, Luiz Carlos Secco, comenta como a trajetória dos presidentes influenciou a indústria automotiva.

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Ele comenta que o setor por sua importância e representatividade econômica, recebeu o título de locomotiva da economia brasileira, pelas acentuadas mudanças que provocou no desenvolvimento do País.

“Fruto de uma ideia do ex-presidente Getúlio Vargas, que desejou transformar o Brasil em uma economia industrializada, depois de fundar várias estatais, incentivou a criação da Fábrica Nacional de Motores, inaugurada em 13 de junho de 1942, há 80 anos e quatro meses.” Comenta Secco.

O especialista também comenta que “cinco anos mais tarde, alguns heróis, sob o comando do almirante Lúcio Meira, anunciaram o Brasil como novo integrante dos países produtores de veículos.”

“O surgimento da FNM, que produziu os primeiros caminhões brasileiros, foi a semente da indústria automobilística, pela disposição de empresários que com coragem, mesmo com os limitados recursos do passado, conseguiram criar uma indústria que se tornou uma das mais importantes do mundo, em produção, vendas, concepção de novos modelos e, também, exportação.”

Novo sonho nacional

Ele também lembra que a indústria automobilística mudou a paisagem e os costumes brasileiros com o acesso à compra de automóvel, que se tornou sonho nacional, aumentou o nível social das pessoas e motivou os deslocamentos. Com o crescimento da produção de caminhões e ônibus, permitiu o desenvolvimento econômico e a ampliação do turismo.

Os caminhões movimentaram a economia com cargas variadas, especialmente os produtos das safras agrícolas com seguidos recordes. E os ônibus representaram o meio de transporte para estimular o turismo e atender ao crescimento das viagens e transporte urbano e rodoviário.

“Algumas personalidades que governaram o País destacaram-se por ações adotadas com o objetivo de contribuir para a modernização da indústria nacional, por adotar tecnologias avançadas, ser uma forte criadora de empregos e amplas perspectivas para o desenvolvimento da economia, e ser fonte de abastecimento para todo o continente latino-americano e muitos outros países do mundo.”

O etanol como substituto da gasolina

Secco lembra que o presidente João Baptista Figueiredo, que governou o País de março de 1979 ao mesmo mês de 1985, foi “um grande incentivador do programa do álcool como substituto da gasolina e até participou de um evento, em frente ao Palácio do Planalto, com a apresentação de veículos e máquinas movidos com o combustível.”

Para reconhecer o incentivo do governo, a Ford realizou a primeira viagem entre São Bernardo do Campo e Brasília com automóveis movidos com álcool hidratado, conduzidos por jornalistas especializados, para demonstrar o desenvolvimento da nova opção de combustível, o que mereceu elogios do presidente.

Veja como os presidentes do Brasil influenciaram no desenvolvimento da indústria automobilística nacional
Chegada do etanol também foi um grande marco (Foto: Reprodução internet)

A liberação das importação

Outro fato que teve grande importância no desenvolvimento do setor automotivo foi quando o presidente Fernando Collor, para incentivar a modernização do setor, liberou a importação de componentes eletrônicos e advertiu a indústria brasileira por considerar os veículos nacionais verdadeiras carroças, liberando as importações.

“Esse foi um verdadeiro divisor de águas, pois a indústria nacional precisando se modernizar quase que imediatamente para fazer frente à concorrência estrangeira, foi muito além e, com grandes investimentos, transformou-se em uma das mais avançadas e importantes do mundo.” Explica o especialista.

Redução do IPI para os carros populares

O presidente Itamar Franco, que sucedeu a Fernando Collor, em uma reunião com diretores da Volkswagen do Brasil sugeriu a volta da produção do Fusca. O presidente da Autolatina, joint venture que administrava as atividades das Volkswagen e da Ford, Pierre Alain Desmet, atendeu à recomendação e retomou a produção do automóvel.

Secco afirma que “a ideia de Itamar era de o brasileiro ter um carro barato no mercado e, para que isso fosse possível, determinou que a categoria de modelos populares seria beneficiada com a redução do IPI. Em 1993, o automóvel voltou a ser produzido e, ao ser lançado no mercado, ganhou o nome de Fusca Itamar.”

Ele explica que a retomada de produção do automóvel exigiu investimento especial. O carro teve uma acolhida simpática dos admiradores, mas não obteve o êxito que justificasse a manutenção de sua produção.

Para finalizar, ele lembra que Dilma Roussef, depois de cinco anos e 245 dias do governo brasileiro, despediu-se do governo com um recorde. “Com a economia em fase favorável, ela deixou a presidência com a marca de 17 milhões e quase 600 mil veículos produzidos no período de sua gestão, feito que nenhum outro presidente conseguiu.” Completa Secco.

Veja como os presidentes do Brasil influenciaram no desenvolvimento da indústria automobilística nacional
Carros populares ganharam redução do IPI (Foto: Reprodução Internet)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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