Regulagem dos faróis do carro: entenda a importância

Regulagem dos faróis do carro: entenda a importância. A manutenção garante a sua segurança, além de evitar multas e até apreensão do auto.

Poucas pessoas sabem, mas a regulagem dos faróis do carro é um dos procedimentos mais importantes a se fazer no auto. Isso porque, a boa iluminação garante a sua segurança, dos passageiros e pedestres.

Ou seja, quando os faróis do carro estão regulados e funcionando adequadamente o carro não sofre de baixa iluminação. Também, não fica sujeito a alta iluminação – o que pode ofuscar a visão dos outros condutores e, assim, causar acidentes.

Além da segurança, não fazer esta regulagem pode render multas e até apreensão do veículo. Saiba mais a seguir.

Entenda a importância da regulas dos faróis do carro

Vale saber que dirigir com faróis sem regulagem também se trata de uma infração grave, de acordo com o artigo 223 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 223. Neste caso, então, resulta em pontos na carteira e multa a partir de R$ 195,00 e, até mesmo, retenção do veículo.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por exemplo, no ano de 2020, mais de 3 mil condutores foram multados no estado de São Paulo pelo motivo de faróis desregulados.

Foto: Unsplash

O que é a regulagem dos faróis

Além da importância da regulagem, vale esclarecer-se sobre o que é procedimento. Esta manutenção, conforme explicam os especialistas da Lions Proteção Veicular, consiste em manter os faróis do carro, direitos e esquerdos, com a mesma capacidade de iluminação.

Assim, a regulagem dos faróis do carro significa que deve contar com uma inclinação para cima do lado direito. Isso para proporcionar luminosidade em locais de acostamento e iluminar das placas, explicam os especialista da Lions.

Além disso, a regulagem deve levar em contas as linhas horizontais. Ou seja, elas devem estar enfileiradas. Por exemplo, se uma delas estiver mais alta que a outra, um dos faróis do carro ficará desregulado.

Regulagem dos faróis do carro

Foto: Pinterest

Como fazer a regulagem?

A regulagem é um procedimento de manutenção que deve ser realizado por profissionais capacitados. No entanto, o condutor pode conferir como está a situação dos faróis do carro.

Os especialistas da Lions dão algumas dicas:

  • Pare o carro em uma pista plana e com o farol baixo ligado.
  • Então, observe o feixe de luz projetado em um carro que está a frente do seu.
  • O ideal é que, do lado esquerdo, verifique-se um feixe quase reto de luz. Enquanto isso, do lado direito é preciso que exista uma linha levemente inclinada para cima.
  • Em seguida, observe se os faróis de ambos os lados do veículo fornecem a mesma iluminação. Em caso positivo, tudo indica que a regulagem dos faróis do carro está Ok. Caso contrário, indica-se levar o auto em uma oficina de confiança e solicitar a regulagem.

 

Regulagem dos faróis do carro

Foto: Unsplash

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA