Refinanciamento de veículos: o que é? Compensa? Saiba aqui!
Você conhece a modalidade de crédito de refinanciamento de veículos? Veja os detalhes e do processo onde o carro é dado como garantia.
A modalidade financeira pode ser uma saída para situações em que você precisa de crédito com juros mais baixos. Conheça os detalhes sobre o refinanciamento de veículos.
Refinanciamento de veículos: modalidade é alternativa para períodos de crise
O refinanciamento de veículos nada mais é do que uma modalidade de crédito, na qual, o modelo funciona como garantia do pagamento. De forma, geral, ao realizar um refinanciamento de veículo, o interessado consegue uma taxa de juros mais reduzida, no comparativo com um financiamento e empréstimo tradicional, já que há a garantia do carro em casos de falta de pagamento.
Segundo o consultor de dívidas, Emanuel Silva “o refinanciamento de veículo é uma alternativa em situações de necessidade. Sobretudo, devido à alta taxa de desemprego e as faturas em atraso. Dessa forma, refinanciando você consegue um crédito mais em conta.”
Ou seja, com ele é possível conseguir um crédito através de uma instituição financeira, com uma taxa de juros mais reduzida, já que o carro será oferecido como garantia.
Outro ponto de atenção que se deve ter ao refinanciar o veículo é o prazo das parcelas. Nesse caso, muitas instituições trabalham com prazos estendidos, o que pode chegar até em 60 meses.
Características do refinanciamento de veículos
Dessa forma, uma das principais características do refinanciamento, é a taxa de juros mais reduzida. Para método de comparação, na instituição financeira Creditas, é possível realizar o financiamento de veículos, com taxas a partir de 1,15% ao mês. Já no caso do refinanciamento, em que o cliente utiliza seu veículo como garantia para solicitar um empréstimo com juros a partir de 0,99% ao mês e prazo de até 60 meses para pagar.
Luana Bichuetti, VP de Creditas Auto, considera que “o refinanciamento possibilita uma análise e aprovação menos burocrática e mais simples, juros mais baixos e prazos maiores para pagamento, já que existe um bem colocado como garantia na operação.”
No entanto, é preciso ter atenção e planejamento financeiro ao solicitar o refinanciamento. Já que em casos de falta de pagamento, o proprietário perderá o veículo, que será usado como forma de pagamento da dívida em aberto. Após retenção do veículo, a instituição financeira leiloará o veículo para que a dívida seja quitada.
“Antes de assinar qualquer contrato, busque conhecer várias propostas. Pois, você estará fazendo a alienação do veículo para o banco escolhido. Logo, certifique-se de que ele seja de confiança. Se você está realmente necessitando de dinheiro, o refinanciamento de veículos vale a pena. Entretanto, é muito importante fazer uma planilha das suas finanças antes de optar por isso.” Comenta o consultor de dívidas.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Documentos e condições necessárias para solicitar a modalidade de crédito
Para os interessados em solicitar um refinanciamento de veículo, veja a lista de documentos necessários para o processo:
RG e CPF;
Carteira de habilitação;
Declaração de renda e de moradia;
O Certificado de Registro do Veículo;
Registro e Licenciamento do Veículo.
Além da documentação acima, é necessário se atentar ao ano de fabricação do modelo, já que muitas instituições financeiras trabalham com a proposta de refinanciar carros com até 10 anos de fabricação. Dessa forma, para refinanciar um carro em 2022, por exemplo, o mesmo deverá ter fabricação igual ou superior ao ano de 2002.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.