Redução do IPI: confira como estão os preços dos carros nas lojas
Veja como estão os preços dos carros no mercado nacional após o anúncio da redução do IPI. Alíquota ficou 18,5% mais em conta.
No início do mês, o governo federal anunciou a redução da alíquota do IPI para os veículos comercializados no mercado nacional. De forma geral, o tributo ficou 18,5% mais em conta, o que na teoria devia deixar os carros mais baratos. Mas será que é isso mesmo que está acontecendo? Como andam os preços dos carros no mercado? Veja a seguir
Após redução do IPI, os carros ficaram mais baratos? Como estão os preços dos carros?
O Governo Federal anunciou a redução do IPI, o Imposto sobre Produto Industrializado. As alíquotas ficaram até 25% mais baratas dependendo da categoria de produtos. No caso dos veículos, a redução foi de 18,5%.
As novas taxas chegam em um momento bom para o consumidor, que deseja adquirir um novo modelo, porém, os altos preços dificultam a aquisição. E claro, uma das justificativas é o alto índice de carga tributária, bem como outros fatores, como inflação, e ainda a escassez de componentes que abalam as linhas de produção do setor.
De volta às reduções, diversas montadoras já divulgaram as novas tabelas de preços. No entanto, na prática, como está os valores nas concessionárias? Acontece que se por um lado alguns modelos ficaram mais em conta, outros ficaram até mais caros.
A Kia, por exemplo, foi uma das primeiras montadoras a anunciar os novos valores. O seu mais recente lançamento, o Stonic, após a redução do IPI teve um desconto no preço final de R$ 3 mil. Ou seja, de R$ 149.990, pode ser comprado por R$ 146.990.
Outro modelo da montadora que ficou mais barato foi o sedã Cerato, que agora pode ser comprado por R$ 130.490, valor R$ 2,5 mil mais em conta no comparativo com o preço praticado anteriormente, de R$ 132.990.
Modelos da Fiat também registraram descontos
Outra montadora que anunciou desconto foi a Fiat. O hatch Argo, por exemplo, registrou desconto superior a R$ 2 mil após a redução da alíquota do IPI. A configuração 1.0 pode ser comprada por um preço de R$ 70.477, já a Drive agora tem valor de R$ 75.335.
Em outros casos, as reduções foram mais discretas, como no caso do subcompacto Fiat Mobi, que ficou entre R$ 827 e R$ 901 mais barato.
Mesmo com reduções, alguns carros ficaram mais caros
Porém, outro fator observado foi o fato de que, mesmo com as reduções, há modelos que ficaram mais caros, como é o caso dos SUVs da Volkswagen.
O VW T-Cross na configuração Sense, por exemplo, após a redução do IPI é vendido em algumas concessionárias por um preço de R$ 109 mil, sendo que antes do ajuste anunciado, o carro podia ser comprado por R$ 108 mil.
O Nivus em sua configuração topo de linha também é outro modelo que sofreu o efeito inverso e ficou mais caro em março, mesmo após a redução do tributo. Antes das novas taxas do imposto, o carro tinha preço de R$ 134 mil, agora, tem um valor de R$ 137 mil na versão Highline.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.