Recall: Hyundai Creta 2022 Action deve passar por substituição de módulo

Proprietários de modelos ano 2022 do Hyundai Creta configuração Action acabam se ser convocados, nesta sexta-feira (18/03) para recall. O reparo será feito no Módulo de Gerenciamento do Motor, que, se não substituído, interfere no desempenho do automóvel. Veja mais.

Hyundai Creta 2022
Hyundai Creta Action (Foto: Divulgação/Hyundai)

Recall do Creta Action pode ser agendado a partir desta sexta (18/03)

A seguir, você confere o comunidade oficial da Hyundai:

 

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Hyundai Creta Action 2022

Em agosto de 2021, a Hyundai lançou a nova geração do Creta com motores 1.0 TGDi e 2.0 Flex – sendo o Hyundai Creta Action uma dessas configurações. A lista de itens de série do Action é relativamente interessante, embora não conte com com central multimídia.

Um dos destaques fica por conta da motorização, 1.6 Flex – que oferece potência de 123 cv a 6.000 e torque de 16 kgfm a 4.500 rpm com gasolina no tanque. Com etanol a potência é de 130 cv a 6.000 rpm e o torque é de 16,5 kgfm a 4.500 rpm. O motor é ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Hyundai Creta Action 2022 (Foto: Divulgação/Hyundai Motor Brasil)

Recall

Vale sempre lembrar que, de acordo com o Ministério da Justiça, o recall é um direito do consumidor, quando um produto não corresponde com o que é prometido ou quando apresenta defeitos.

De acordo com a Lei no. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor – CDC), o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo, produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. Caso o fornecedor venha a ter conhecimento da existência de defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores.

O fornecedor deve garantir que a expectativa do consumidor em relação à adequação e, principalmente, à segurança dos produtos ou serviços seja efetivamente correspondida.

Além disso, tendo em vista que o objetivo do recall é proteger o consumidor de acidentes ocasionados por defeitos, um dos aspectos mais relevantes é a ampla e correta divulgação dos avisos de risco de acidente na mídia (jornal, rádio e televisão), com informações claras e precisas quanto ao objeto do recall, descrição do defeito e riscos, além das medidas preventivas e corretivas que o consumidor deve tomar.

Daí a importância do recall para evitar ou minorar os acidentes de consumo. Vale mencionar que o recall também tem por objetivo reparar ou substituir o produto ou serviço defeituoso, de modo que o consumidor não tenha prejuízos ou sua expectativa frustrada.

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Foto: FIPE

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
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