Recall da BMW convoca 158 veículos no Brasil
Um novo recall da BMW no Brasil está convocando 158 veículos fabricados entre 1994 e 2006. O chamamento envolve praticamente todos os modelos da marca...
Um novo recall da BMW no Brasil está convocando 158 veículos fabricados entre 1994 e 2006. O chamamento envolve praticamente todos os modelos da marca, que devem comparecer a uma concessionária para verificação dos componentes e, se necessário, efetuar os reparos sem custo algum.
Recall da BMW: modelos
Abaixo, confira todos os modelos que foram convocados. Na tabela é possível conferir o ano de cada veículo, os números de chassis e quais os motivos do recall.
LEIA MAIS: Recall da Toyota convoca Prius por defeito em dispositivo de segurança
BMW Série 3
Modelo | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
320i (E46) | CG51027 | 2001 | Substituição dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento do rolamento dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros |
323i (E46) | De FM82805a FM83097 | 1999 | Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio | Mau funcionamento das luzes de freio |
323Ci Coupé (E46) | JH67072 e JH67275 | 1999 | Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio | Mau funcionamento das luzes de freio |
328i (E46) | De EH74749 a EH75134 | 1999 | Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio | Mau funcionamento das luzes de freio |
330i (E46) | De JT46374 a PE00349 | Entre 2000 e 2001 | Verificação e, se necessário, substituição das rodas | Perda do controle da direção do veículo devido à perda de ar repentina do pneu |
Substituição dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento do rolamento dos suportes de apoio dos amortecedores dianteiros |
BMW Série 5
Modelo | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
530i (E34) | GE63124 | 1994 | Substituição do módulo geral por uma versão atualizada | Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
530i Touring (E34) | De GF66646 a GF66653 | 1994 | Substituição do módulo geral por uma versão atualizada | Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
540i (E34) | De GF06511 a GF07073 | 1994 | Substituição do módulo geral por uma versão atualizada | Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
540i Touring (E34) | GK00788 | 1994 | Substituição do módulo geral por uma versão atualizada | Travamento involuntário das portas, com os passageiros dentro do veículo |
530i (E60) | CM04409 e CM05094 | 2006 | Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros |
540i (E39) | GG87451 e GG87738 | 1999 | Verificação e, se necessário, substituição do interruptor da luz de freio | Mau funcionamento das luzes de freio |
545i (E60) | De B077776 a B079527 | Entre 2003 e 2004 | Instalação de um anel de retenção no acoplamento rápido da linha de combustível | Vazamento de combustível em caso de colisão frontal severa |
550i (E60) | CN20942 | 2006 | Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros |
BMW Série 6
Modelo | Chassi afetado | Período de fabricação | Reparo | Risco |
645Ci Coupé (E63) |
B200676 | 2004 | Instalação de um anel de retenção no acoplamento rápido da linha de combustível | Vazamento de combustível em caso de colisão frontal severa |
BMW Série 7
Modelo | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
750i (E38) | De DG21519 a DG21760 | 1995 | Verificação e, se necessário, substituição do eixo de roda traseiro | Perda do controle da direção do veículo por quebra no cubo de roda traseiro direito |
750Li (E38) | De DH36768 a DH36904 | 1995 | Verificação e, se necessário, substituição do eixo de roda traseiro | Perda do controle da direção do veículo por quebra no cubo de roda traseiro direito |
750i (E65) |
DH77822 | 2006 | Verificação e, se necessário, substituição dos amortecedores traseiros | Perda do controle da direção do veículo devido ao desprendimento dos amortecedores traseiros |
BMW Z4
Modelos | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
Z4 3.0i Roadster (E85) | De LS61138 a LS62769 | 2003 | Verificação e, se necessário, instalação de uma resistência na bomba de combustível | O motor parar de funcionar durante o uso, sendo possível religá-lo apenas após 20 minutos, aproximadamente |
BMW X3
Modelo | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
X3 2.0d (E83) | WJ55333 | 2008 | Substituição do dispositivo de aquecimento do filtro de combustível | Descarga precoce da bateria e possível incêndio por curto circuito |
BMW X5
Modelos | Chassis afetados | Período de fabricação | Reparo | Risco |
X5 3.0i (E53) | De LM21026 a LM25098 | De 2000 a 2001 | Verificação da folga do pedal do freio e, se necessário, substituição do suporte do pedal | Impossibilidade de acionamento do freio pelo respectivo pedal |
X5 4.4i (E53) | De
LG92213 a LU53241 |
De 1999 a 2004 | Substituição da DME (Unidade Eletrônica Digital do Motor) e programação das unidades de comando | O motor pode para de funcionar durante o uso |
Verificação do torque aplicado nos parafusos de fixação do diferencial dianteiro, suporte de rolamento do semieixo direito e suporte do motor | Ruídos indesejáveis e perda de tração durante o uso | |||
Verificação e, se necessário, substituição do interruptor de posição da transmissão | Impossibilidade do aumento de marchas (possível apenas redução) | |||
Verificação da distância entre a tubulação de freio e da coluna de direção e, se necessário, correção | Falha no funcionamento do sistema de freios devido à vazamento | |||
Montagem de um espaçador de borracha entre as tubulações do filtro de óleo e de freio | Falha no funcionamento do sistema de freios devido à vazamento | |||
Verificação da folga do pedal do freio e, se necessário, substituição do suporte do pedal | Impossibilidade de acionamento do freio pelo respectivo pedal | |||
Verificação da data de fabricação dos cintos de segurança dianteiros, e se necessário, substituí-los | Atuação restritiva ineficiente dos cintos de segurança dianteiros | |||
X5 4.8is (E53) |
De LD79267 e LD79268 | De 2005 | Substituição da placa guia do bloqueio de estacionamento da transmissão | O veículo pode mover-se mesmo com a alavanca da transmissão em P |
X5 xDrive48i (E70) | De LY64447 a LY87899 | De 2006 a 2007 | Instalação de cabos de massa (fio terra) entre a tubulação de combustível e a bobina de ignição | O motor pode parar de funcionar durante o uso |
Verificação e, se necessário, substituição da tampa do reservatório de expansão do fluído de freio | Falha na detecção de perda de fluido de freio, podendo ocasionar falha no funcionamento do sistema de freios |
Outros recalls
Na galeria, relembre outros modelos que foram convocados recentemente no Brasil.
- Audi A4 Sedan e Avant: foram chamados por um problema na fixação do para-brisa. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2rkJkHx |Foto: Divulgação
- Como os frisos dos Audi A4 e A5 poderiam se soltar, ambos foram convocados para um recall. o texto completo está aqui: https://bit.ly/2BPyYp7 |Foto: Divulgação
- Audi R8: um problema no tubo de ventilação do respiro da transmissão fez com que o esportivo alemão fosse chamado para recall. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2G0sg3P |Foto: Divulgação
- BMW Motorrad convocou as motos G 310 R e G 310 GS por um problema no descanso lateral. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SqmpGr |Foto: Divulgação
- BMW M5: um problema no sensor do nível de combustível fez com que o BMW M5 fosse convocado para recall. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2APfEGX |Foto: Divulgação
- BMW Série 5, X5 e X6 foram chamados por um defeito na bomba de refrigeração do turbocompressor. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2QagYij |Foto: Divulgação
- Diversos modelos da BMW foram chamados por um defeito no sensor de monitoramento das rotações. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2PgYE1r |Foto: Divulgação
- Chevrolet Equinox: o SUV foi chamado por uma falha nos freios. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2APyjSR |Foto: Divulgação
- Dodge Journey e Jeep Compass foram convocados por problema nos freios (https://bit.ly/2UbMURy) e por um defeito na central de injeção eletrônica (https://bit.ly/2QGjBYF) |Foto: Divulgação
- Fiat Grand Siena, Palio e Uno foram convocados por conta de problemas nos airbags. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SrLaSI |Foto: Divulgação
- Fiat Cronos, Argo, Palio Weekend, Grand Siena, Uno, Mobi, Palio e Strada foram chamados por um problema no seletor de marchas. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2AQt7hO |Foto: Divulgação
- Fiat Uno, novo Palio e Grand Siena foram convocados por problema nos airbags. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2RyYS5Y |Foto: Divulgação
- Fiat Palio Weekend, Uno, Argo, Mobi, Toro, Grand Siena, Strada e Fiorino: foram convocados por um defeito nos relés dos sistemas de ignição e injeção de combustível. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SnUIOm |Foto: Divulgação
- Caminhão da Ford, o Cargo 816 também tinha um defeito no sistema de direção. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2zHhmdL |Foto: Divulgação
- Ford Edge e Fusion: foram chamados por um defeito na mangueira de freio. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2E1Mh7F |Foto: Divulgação
- A Ford Ranger foi envolvida em dois recalls até aqui, ambos por conta dos airbags mortais da Takata. Os modelos do primeiro são 2005 e 2006 (https://bit.ly/2Uf2Gv9). No segundo, foi a vez dos modelos fabricados entre 2005 e 2012 (https://bit.ly/2Sr0KOk) |Foto: Divulgação
- Ford Fusion foi chamado porque seu volante poderia se soltar. Os detalhes deste recall bizarro estão aqui: https://bit.ly/2QCcmAA |Foto: Divulgação
- Alguma motos da Harley-Davidson foram convocadas por problemas no fluido de freio (https://bit.ly/2oCNuK6) e por um defeito no sistema de embreagem hidráulica (https://bit.ly/2QdVvEQ) |Foto: Divulgação
- Honda CRF 1000L Africa Twin foi convocada por conta de um problema no cavalete central. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SrLUHu |Foto: Divulgação
- Honda Fit, City e Gold Wing foram convocados por conta dos airbags da Takata. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2ALODEi |Foto: Divulgação
- A dupla Honda Fit e City foi convocada por conta dos airbags mortais da Takata. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2riyMJ9 |Foto: Divulgação
- Hyundai Azera e Sonata: os sedãs foram chamados por problemas nos freios ABS. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2Ud7Qrr |Foto: Divulgação
- Hyundai Santa Fe: o SUV foi chamado porque seu volante poderia se soltar durante a condução. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2Pfp3wN |Foto: Divulgação
- Jeep Compass e Renegade: foram convocados por problema no sistema de ignição e injeção de combustível. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2EgAK5c |Foto: Divulgação
- Diversos modelos do grupo FCA, como o Jeep Compass, o Dodge Journey e o Fiat Freemont, foram chamados por falha no piloto automático. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2FW7jqU |Foto: Divulgação
- Jeep Cherokee: foi convocado por problema na suspensão traseira. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2Qy98hx |Foto: kenjonbro on Visual Hunt / CC BY-NC
- Algumas motos da Kawasaki foram convocadas por conta de um problema no sistema de transmissão. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2FZmxvf |Foto: Divulgação
- Kia Carnival: a van coreana foi convocada por conta de um problema no sistema de sua porta automática. Os detalhes estão aqui: (https://bit.ly/2FYHuXa) |Foto: Divulgação
- Land Rover Range Rover Vogue e Sport foram convocados por conta de uma falha no painel de instrumentos. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2UdpZVZ |Foto: Divulgação
- Land Rover Velar: foi convocado por conta de uma falha no climatizador. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2BR33EV |Foto: Divulgação
- Quase 200 unidades do Lexus NX 200t foram convocadas por conta de um problema no airbag. O defeito pode fazer com que as bolas infláveis não sejam acionadas em caso de acidente. Todos os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2Qf7lyP |Foto: Divulgação
- Algumas versões do Mercedes-Benz GLC foram chamadas por um defeito nos cintos de segurança traseiros. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2zIobf8 |Foto: Divulgação
- Diversos SUVs da Mercedes-Benz foram chamados por risco de incêndio. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2QAA8NB |Foto: Divulgação
- Diversas versões do Mercedes-Benz Classe C foram convocados nos últimos meses. Em agosto, o motivo foi um problema na caixa de direção (https://bit.ly/2BOCoZg). No mês seguinte, foi por conta de um problema nos cintos de segurança (https://bit.ly/2RzgJd8) e no sistema elétrico (https://bit.ly/2EcV6fC) |Foto: Divulgação
- Até mesmo o Mercedes-Benz Classe C Cabriolet foi convocado. Seu problema foi na vedação das janelas. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SrY5DQ |Foto: Divulgação
- Mini Cooper Countryman foi chamado por risco de incêndio. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2QdTNU4 |Foto: Divulgação
- Nissan Tiida: foi chamado por conta de problemas no airbag. o texto completo está aqui: https://bit.ly/2rkx5uQ |Foto: Divulgação
- Nissan Versa e March: foram convocados por um problema no interruptor do sistema de ignição. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2BRe2yl |Foto: Divulgação
- Nissan Kicks e Versa: a dupla foi convocada por problema no banco do passageiro. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2KSZBMN |Foto: Divulgação
- Peugeot 308 e 408: a dupla foi chamada por conta de um problema com a manta do isolamento acústico do capô. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2QbHjMU |Foto: Divulgação
- Peugeot 3008: foi convocado por conta de um vazamento de combustível. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2FX6RIP |Foto: Divulgação
- RAM 2500: foi convocada por problema no câmbio. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2QdIfAm |Foto: Divulgação
- Subaru chamou o Legacy e o Outback por uma falha no sistema de freio eletrônico. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2G0FMVj |Foto: Divulgação
- Subaru Outback foi chamado por um problema no software do computador de bordo. Todos os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2EcLVvQ |Foto: Divulgação
- Alguns modelos da Subaru, como o Impreza Sedan, o XV e o Forester foram convocados por um problema que pode desligar o veículo durante a condução. Todos os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2rsvcfH |Foto: Divulgação
- Algumas motos da Suzuki foram chamadas por conta de um problema no anel de vedação da bomba de combustível. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2zHhNEV |Foto: Divulgação
- O módulo da injeção eletrônica foi o responsável por um recall envolvendo as motos da Triumph. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2QvX2Wu |Foto: Divulgação
- Líder absoluto da sua categoria, o Toyota Corolla foi convocado por conta dos airbags mortais da Takata e por um defeito no câmbio (https://bit.ly/2Qf8gPN), além de outro chamado por um problema no airbag do passageiro (https://bit.ly/2UgaPiE) |Foto: Divulgação
- Toyota Prius: híbrido foi chamado por risco de incêndio. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2QyouCJ |Foto: Divulgação
- VW Golf: foi chamado por um problema no freio de estacionamento. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2EgGWtY |Foto: Divulgação
- Problemas no eixo e nos vidros fizeram com que o VW Passat fosse chamado para recall. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2RtpLbG |Foto: Divulgação
- VW Tiguan, Gol, Voyage e Up foram chamados por problemas na suspensão e nos airbags. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2zFVEaa |Foto: Divulgação
- Apenas uma unidade do VW Tiguan foi chamada por conta de um problema nos amortecedores traseiros. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2E2oswy |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.