Ram Dakota Nightfall Concept: A picape média que vai encarar Hilux e Ranger
Conheça a Ram Dakota Nightfall Concept, protótipo da nova picape média da Stellantis que será fabricada na Argentina.
A Stellantis revelou hoje o nome de sua nova picape média: Ram Dakota. Fabricado na Argentina, o modelo revive um nome histórico da Dodge e promete ser um forte concorrente para as picapes que dominam o segmento, como a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Para apresentar as linhas do novo veículo, a marca mostrou um protótipo, a Ram Dakota Nightfall Concept, que antecipa o design agressivo da picape.
Design robusto e identidade Ram
O Ram Dakota Nightfall Concept foi criado com o objetivo de diferenciar a Dakota da sua “irmã” de plataforma, a Fiat Titano. Embora compartilhem a mesma linha de produção, o modelo da Ram terá uma estética mais esportiva e robusta.
O conceito traz faróis de LED, amortecedores Fox, rodas de 18 polegadas com sistema beadlock e estribos esportivos. Esses e outros detalhes, vistos no protótipo, podem se tornar acessórios de personalização para o modelo de produção.
A escolha do nome Dakota também serve para não confundir o modelo com a Ram 1200, fabricada na China e vendida no México, reforçando a identidade própria da nova picape.
Motorização e produção na Argentina
A primeira opção de motorização confirmada para a Dakota é o turbodiesel de 2.2 litros, o mesmo já disponível na Fiat Titano. A partir de 2027, esse motor também será produzido na Argentina, na mesma fábrica da Stellantis em Córdoba.
No futuro, a empresa não descarta a possibilidade de adicionar outras opções de motorização para atender a diferentes mercados.
O presidente da Stellantis Argentina, Martín Zuppi, destacou o papel estratégico da fábrica de Córdoba na produção da picape. “Com o lançamento deste novo modelo Ram, reafirmamos nossa visão de consolidar o Parque Industrial de Córdoba como um polo estratégico para a produção de picapes na região”, afirmou.
Com a chegada da Dakota, a Ram terá uma linha completa de picapes, com a Rampage no segmento compacto, a Dakota no médio e os modelos 1500/2500 no segmento grande.
Qual a sua expectativa para a nova Ram Dakota? Você acha que ela tem o que é preciso para competir com a Toyota Hilux e a Ford Ranger? Deixe sua opinião!
Leia também: Ram “copia” Fiat novamente e lança picape chinesa; o que esperar
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.