Após ser lançada numa live realizada às 18h, a Ram Classic 2023 teve 1.465 unidades vendidas na noite desta quinta-feira (15). O volume corresponde ao total previsto pela marca de picapes premium para todo o ano de 2022 no mercado brasileiro.
O sucesso instantâneo não é novidade para a Ram. Em março deste ano, a marca havia vendido 1.109 unidades da Ram 3500 em apenas 5 horas. Em maio de 2021, a Ram 2500 Rodeo levou 10 horas para esgotar o lote único de 100 unidades. E a Ram 1500 Rebel teve a mesma quantidade comercializada em 18 horas, em dezembro de 2020.
Saiba tudo sobre a Ram Classic 2023
Considerada a nova porta de entrada da marca no Brasil, a Ram Classic 2023 chegou ao mercado brasileiro com preços partindo de R$ 349.990. “A Ram Classic representa outro passo no nosso processo de expansão no País”, aponta Breno Kamei, vice-presidente da Ram para a América do Sul.
VEJA TAMBÉM
Produzida no México, na fábrica de Saltillo, a Ram Classic tem a Laramie como a primeira versão disponível no Brasil. Até o final do ano, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition.
As cores disponíveis são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie – que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados.
Já a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright ou Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.
Motorização
Abrigando o histórico HEMI V8 de 5,7 litros debaixo do capô, a Ram Classic 2023 é a picape mais potente do Brasil, ao lado de outro modelo da marca: a Ram 1500 Rebel. Segundo sua ficha técnica, o motor entrega 400 cv a 5.600 rpm e o também generoso torque de 56,7 kgf.m a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento.
Com câmaras de combustão hemisféricas, que explicam o nome de batismo, o HEMI acumula várias gerações em mais de 50 anos de tradição. Além da força ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, o propulsor traz tecnologias que visam à economia de combustível.
Transmissão moderna e robusta
A Ram Classic 2023 é equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central.
Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos.
Design clássico
O nome Classic faz todo o sentido ao se observá-la com atenção. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então. Tamanho sucesso rendeu a esta geração da então Dodge Ram 1500 o prêmio “Truck of the Year” da Motor Trend, em 1994.
Apelidado de “big rig” em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô.
Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar. LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.
Tecnologia e conforto
O interior da Ram Classic entrega toda a amplitude e qualidade de acabamento típicos da marca e uma longa lista de série, da qual se destacam: ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento.
A central multimídia Uconnect tem tela sensível ao toque de 8,4” e conta com sistema de navegação embarcado e conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência completa o entretenimento a bordo.
O quadro de instrumentos traz seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”.
Amplo espaço para cargas
Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda). Com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes Ram, e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade.