Quem tem CNH está em festa: documento brasileiro é válido em outros países do mundo
Quer dirigir em outro país? A CNH brasileira é um documento brasileiro é válido em outros países do mundo. Veja quais são.
Sonha em explorar as estradas de outros países com a praticidade de usar sua própria CNH? A boa notícia é que o documento brasileiro é válido em outros países do mundo. No entanto, é importante conhecer as regras e exigências de cada país.
Onde a CNH brasileira é válida?
Recentemente, o governo brasileiro e italiano renovaram os documentos, ou seja, sua carteira de motorista com menos de 6 anos de renovação pode ser usada normalmente na Itália.
Os motoristas podem solicitar a troca de habilitação com facilidade, eliminando a necessidade de fazer exames práticos e teóricos.
“Espero que esse instrumento incentive o turismo e os negócios e facilite a rotina dos brasileiros que vivem na Itália e dos italianos que moram no Brasil”, disse o presidente Lula.
“Em 2007, no meu segundo mandato, firmamos uma parceria estratégica que deu novo impulso ao relacionamento Brasil-Itália. Quero que esta visita represente a renovação dessa parceria, inaugurando um período de contato intenso e dinâmico entre Brasil e Itália”, acrescentou.
Outros países também permitem que brasileiros com visto ou que estejam de férias possam conduzir veículos com a CNH brasileira e a PID (A Permissão Internacional para Dirigir).
A PID é emitida pelo Detran brasileiro para os condutores com CNH definitiva e permite que conduzam veículos nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam o princípio de reciprocidade.
Veja quais são:
- Portugal – válida sem necessidade de revalidação.
- Espanha – válida por um período limitado.
- Estados Unidos – válida por até 180 dias.
- França – válida por até 180 dias.
- Exigem a CNH, passaporte e a PID – Austrália, Canadá, Reino Unido, Indonésia, México e Nova Zelândia.
- Exigem CNH e PID – Alemanha, Albânia, Áustria, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Federação Russa, Finlândia, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Moldávia, Mônaco, Noruega, Polônia, Romênia, San Marino, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Ucrânia e República Checa.
- Exigem apenas a CNH – Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
- Exigem revalidação da CNH – China (CNH precisa ter uma tradução juramentada para o mandarim no Brasil ou na CHina).
- CNH não é aceita mesmo com PID – África do Sul e Marrocos.
Leia também:
Veja como solicitar o PID Permissão Internacional Para Dirigir (PID).
Como obter a PID (Permissão Internacional para Dirigir)?
Para obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) o interessado deve se dirigir a uma das unidades do Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado. Dependendo do estado, a solicitação pode ser feita também pela internet.
Se a CNH estiver dentro da validade, não é feito nenhum exame ou prova. O interessado apenas paga uma taxa que varia entre R$ 60 e R$ 400.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.