Quem tem CNH está em festa: documento brasileiro é válido em outros países do mundo

Quer dirigir em outro país? A CNH brasileira é um documento brasileiro é válido em outros países do mundo. Veja quais são.

Sonha em explorar as estradas de outros países com a praticidade de usar sua própria CNH? A boa notícia é que o documento brasileiro é válido em outros países do mundo. No entanto, é importante conhecer as regras e exigências de cada país. 

Veja onde a CNH brasileira é válida? Foto: Reprodução
Veja onde a CNH brasileira é válida? Foto: Reprodução

 

Onde a CNH brasileira é válida?

Recentemente, o governo brasileiro e italiano renovaram os documentos, ou seja, sua carteira de motorista com menos de 6 anos de renovação pode ser usada normalmente na Itália. 

Os motoristas podem solicitar a troca de habilitação com facilidade, eliminando a necessidade de fazer exames práticos e teóricos. 

“Espero que esse instrumento incentive o turismo e os negócios e facilite a rotina dos brasileiros que vivem na Itália e dos italianos que moram no Brasil”, disse o presidente Lula.

“Em 2007, no meu segundo mandato, firmamos uma parceria estratégica que deu novo impulso ao relacionamento Brasil-Itália. Quero que esta visita represente a renovação dessa parceria, inaugurando um período de contato intenso e dinâmico entre Brasil e Itália”, acrescentou.

Outros países também permitem que brasileiros com visto ou que estejam de férias possam conduzir veículos com a CNH brasileira e a PID (A Permissão Internacional para Dirigir). 

A PID é emitida pelo Detran brasileiro para os condutores com CNH definitiva e permite que conduzam veículos nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam o princípio de reciprocidade.

Veja quais são:

  • Portugal – válida sem necessidade de revalidação.
  • Espanha – válida por um período limitado.
  • Estados Unidos – válida por até 180 dias.
  • França – válida por até 180 dias.
  • Exigem a CNH, passaporte e a PID – Austrália, Canadá, Reino Unido, Indonésia, México e Nova Zelândia.
  • Exigem CNH e PID – Alemanha, Albânia, Áustria, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Federação Russa, Finlândia, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Moldávia, Mônaco, Noruega, Polônia, Romênia, San Marino, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Ucrânia e República Checa.
  • Exigem apenas a CNH – Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
  • Exigem revalidação da CNH – China (CNH precisa ter uma tradução juramentada para o mandarim no Brasil ou na CHina).
  • CNH não é aceita mesmo com PID – África do Sul e Marrocos. 
Permissão Internacional Para Dirigir (PID) - Foto: Detran/PR
Permissão Internacional Para Dirigir (PID) – Foto: Detran/PR

Leia também:

Veja como solicitar o PID Permissão Internacional Para Dirigir (PID).

Como obter a PID (Permissão Internacional para Dirigir)? 

Para obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID) o interessado deve se dirigir a uma das unidades do Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado. Dependendo do estado, a solicitação pode ser feita também pela internet. 

Se a CNH estiver dentro da validade, não é feito nenhum exame ou prova. O interessado apenas paga uma taxa que varia entre R$ 60 e R$ 400.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA