Que destino tomou o primeiro carro elétrico da Xiaomi após as polêmicas de lançamento?
Que destino tomou o primeiro carro elétrico da Xiaomi após as polêmicas de lançamento? Veja como está o SU7, esportivo da Xiaomi.
O primeiro carro elétrico da Xiaomi, o SU7, foi anunciado com grande pompa pela gigante chinesa de tecnologia. Seu anúncio foi um pouco conturbado em 2023, com algumas polêmicas, devoluções, mas parece que tudo ficou para trás.
Veja qual o destino do esportivo chinês que tem como meta competir com os carros da Porsche, Ferrari e outros modelos premium.
Qual foi o destino do carro elétrico da Xiaomi?
O preço inovador, os recursos tecnológicos e o desempenho prometido do Xiaomi SU7 Pro causaram um grande alvoroço entre os fãs da marca e de carros.
Revelado em Xangai em dezembro de 2023, o SU7 (SU é a abreviação de Speed Ultra) é o primeiro projeto da Xiaomi no setor automotivo. Segundo a empresa, serão investidos £ 8,9 bilhões em carros elétricos nos próximos anos.
Considerando o nível oferecido, o carro é considerado barato. Na China um carro foi anunciado a partir de 219.900 yuans, o equivalente a R$ 164.348 na conversão direta sem impostos. O que daria no Brasil para comprar um SUV intermediário e não um premium, como é o caso do SU7.
Entre os diferenciais do modelo estão o motor de 670 cv de potência, o que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,78 segundos e autonomia de 700 km.
Todo o “conjunto da obra” foi suficiente para uma enxurrada de pedidos. Nas primeiras 24 hora foram 88.898, o que levou a uma lista de espera de 6 meses.
Quais os problemas do SU7?
Mas nem tudo são flores. Além da desconfiança do mercado, o esportivo foi alvo de críticas pelo atraso na entrega causado por problemas na cadeia de suprimentos, redução nos itens de série que foram cortados da versão final e os problemas no software.
Relatos de problemas no software também aconteceram, além de falhas graves. De acordo com o portal CarNewsChina, um proprietário afirmou que o veículo parou de funcionar totalmente após apenas 39 quilômetros rodados.
No entanto, o principal problema foram os cancelamentos: 55% dos pedidos, segundo a imprensa chinesa.
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Futuro brilhante pela frente
Apesar dos cancelamentos e todos os problemas que giram em torno do SU7, o modelo tem uma boa perspectiva pela frente.
O interesse do público permanece alto, o que levou a Xiaomi a aumentar sua capacidade de produção para até 120 mil carros ainda em 2024. Nos próximos anos, esse número passará a 150 mil e depois a 300 mil.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.