Quase todo brasileiro tem arma letal que ocasiona diversas mortes no trânsito

A era digital trouxe inúmeros benefícios, mas também um desafio para a segurança no trânsito: o celular, que tem se tornado uma arma letal que gera diversas mortes no trânsito. 

Os casos não só aumentaram como “evoluíram”, uma vez que têm trazido letalidade aos pedestres. Muitos deles não dão atenção aos veículos e acabam se acidentando por distração. 

Celular se torna uma arma letal e pode levar a mortes no trânsito. Foto: Freepik
Celular se torna uma arma letal e pode levar a mortes no trânsito. Foto: Freepik

 

Celular se torna uma arma letal e pode levar a mortes no trânsito

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP), um dos fatores que aumentaram os casos de acidente é o uso do celular tanto por pedestres desatentos nas ruas, quanto por motoristas ao volante. 

“O celular é um grande desafio porque ele está além do carro. O pedestre anda olhando para o celular, por vezes atravessa a via sem qualquer sinalização e acaba aumentando o número de atropelamentos, alerta Frederico Pierotti Arantes, disse o presidente do Cetran-SP em entrevista ao Jornal Primeiro Impacto do SBT”. 

Ao utilizar o celular no trânsito, o motorista ou transeunte que está atravessando a via desvia a atenção de sua tarefa principal, comprometendo sua capacidade de reagir a imprevistos. As consequências podem ser muito ruins, como colisões, atropelamentos, ferimentos graves ou óbito. 

Por exemplo, ao digitar mensagens, fazer ligações ou acessar as redes sociais, o motorista ou transeunte tira os olhos da estrada reduzindo significativamente sua percepção do ambiente. 

Leia também:

Novo sistema de monitoramento veicular detecta uso de celular ao volante

520 óbitos no trânsito em SP em 2024. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foram 520 óbitos no trânsito, no estado de São Paulo, de janeiro a julho de 2024. 

“O motivo das mortes estão relacionadas às transgressões das leis de trânsito. Um dos principais fatores é o consumo de álcool na direção, você tem o problema de excesso de velocidade, ligados aos atropelamentos. Quanto maior a velocidade na via, maior o número de atropelamentos. 

A melhor política é investir em prevenção, educação, fiscalização e também melhoria na estrutura viária. Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, pesquisador do IPEA”. 

Segundo ele, o maior problema hoje no país é a morte de motociclistas, que vitimiza uma parcela jovem da população brasileira. Do total de óbitos envolvendo motociclistas, 44% são de pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Qual a multa para uso de celular enquanto dirige?

O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu parágrafo único do artigo 252 considera o uso do o telefone como uma infração gravíssima com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar