Quase 67 mil carros de luxo roubados em cinco anos: saiba como evitar o crime
A queixa de roubos de carros de luxo aumentou 117% nos últimos cinco anos, veja dicas de como evitar o crime.
De acordo com levantamento, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 117% de reclamações de roubos de carros de luxo roubados. Veja os detalhes, bem como dicas para evitar o crime.
Carros de luxo roubados: casos aumentaram 117% em cinco anos
Da Porsche à Ferrari, são muitas as marcas de automóveis que fascinam quem se depara com um carro destes ao passar pelas estradas. Afinal, quem não quer andar por aí em um modelo de luxo?
Os modelos em questão têm o que há de mais avançado em tecnologia, desempenho, design e muito conforto.
Quem está disposto a comprar um carro caro sabe que investir no produto significa agregar custos.
“Além disso, acredite ou não, comprar um carro de luxo significa que você está se colocando em risco de roubo.”, diz Mark Pugachev, co-fundador da FSOguard, empresa especializada em segurança privada.
De acordo com a empresa, em cinco anos houve um de aumento de 117% de reclamações neste sentido. Isso significa que em menos de uma década, 67 mil proprietários de carros de luxo tiveram os seus veículos roubados durante o período.
Mercedes-Benz Classe C é o carro da categoria mais roubado
A empresa também realizou o levantamento das marcas e modelos que mais registraram queixas de roubo.
Os modelos da Mercedes-Benz são um dos mais visados. O Classe C é apontado como o carro mais roubado, com o Classe E ocupando o 4º lugar e o Classe S ocupando o 10º lugar.
Os carros da BMW também agregam a lista. O série 3 é o segundo carro mais roubado e o Série 5, ocupa a 5º posição no ranking.
O Infiniti G também é um dos carros mais procurados, ele fica no 3º lugar nesta estimativa.
Outros carros na lista incluem Cadillac CTS, Lincoln MKZ, Acura TSX e Lexus IS.
Dicas para evitar roubos de carros de luxo
Existem recomendações básicas que podem ser tomadas com facilidade. Acima de tudo, o ideal é ser observador diariamente e assim garantir a própria proteção e a de quem estiver ao redor. FSOguard remenda cinco passos para seguir daqui para a frente:
Considere comprar dispositivos de segurança extras
Embora o carro de luxo tenha alta tecnologia quando se trata de segurança, não é surpresa que os ladrões estejam acompanhando isso também.
Colocar uma trava de rodas, por exemplo, é uma ótima recomendação. Você pode até obter uma “Bolsa de Faraday” que ajuda a evitar o sinal da chave para o carro, o que pode ser muito útil para garantir ainda mais a segurança.
Invista em bons alarmes e dispositivos de rastreamento:
Ainda falando sobre tecnologia, esses dois requisitos podem auxiliar a evitar os roubos e fazem a diferença no momento em que o ladrão tentar se aproximar do veículo. Ele perceberá que há uma segurança mínima sobre aquele carro e pode evitar a situação.
Esteja atento ao semáforo
Jamais se distraia próximo aos sinais de trânsito! Pare sempre com cautela quando a sinalização estiver vermelha e fique atenta aos automóveis e motocicletas que se aproximam. Pessoas distraídas são alvos fáceis para os assaltantes.
Vidros com película
Os vidros filmados podem ser mais uma opção para quem procura evitar um assalto. Com uma visibilidade externa menor, o ladrão não tem a certeza de quem está dirigindo e é impedido de deduzir quantas pessoas ocupam o veículo. Assim ele terá mais dificuldade de monitorá-los. Logo, essa é uma boa opção.
Estacionar estrategicamente também pode ajudar
Se puder, estacione em locais iluminados e que tenham mais circulação de pessoas no entorno. Isso ajudará a desviar a atenção do seu carro. Mas, sempre observe quem está se aproximando, se há movimentações suspeitas em estabelecimentos e edifícios próximos, ou passando pela rua.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.