Haval Chitu pode ser opção da GWM para concorrer com o Jeep Compass

A Great Wall Motor irá fabricar carros no Brasil. Nesta semana, a Mercedes-Benz anunciou a venda de sua fábrica em Iracemápolis-SP para a montadora chinesa. Esta será a oportunidade da marca expandir o seus negócios na América Latina. Apesar de não estar cotado para vir para cá, o Haval Chitu é uma das novidades da marca neste ano e pode até ser um concorrente do Jeep Compass.

Haval Chitu pode ser opção da GWM para concorrer com o Jeep Compass
Foto: Divulgação/Haval

Haval Chitu pode ser opção para concorrer com o Jeep Compass

Este representa a categoria dos SUVs médios. Sua apresentação oficial aconteceu no último mês de maio. Ele foi construído sobre a plataforma L.E.M.O.N e compartilha algumas semelhanças com o Jolion.

Haval Chitu pode ser opção da GWM para concorrer com o Jeep Compass
Haval Jolion (Foto: Divulgação/Haval)

Do mesmo modo que os seu irmãos já confirmados, o Chitu chegaria para concorrer com o Jeep Compass. Este mercado está bastante concorrido. O norte-americano é o líder de vendas na categoria. Sem falar que passou por uma reestilização anteriormente.

E ele tem tamanho para ir para a briga. O Haval Chitu mede 4.450 mm de comprimento, 1.841 mm de largura e 1.625 mm de altura. Ao contrário do Jolion, seu visual não chama tanto a atenção. Mesmo assim pode agradar muitas pessoas. O desenho dos faróis são mais simples. A grade dianteira idem. Um pouco mais abaixo estão os faróis de neblina.

Leia mais: Great Wall irá produzir picapes e SUVs no Brasil; veja quais

Haval Chitu
Foto: Divulgação/Haval
Haval Chitu
Foto: Divulgação/Haval

A traseira é bastante diferente também. Ele não tem aquelas as lanternas grandes e que ocupam parte da tampa do porta-malas (e das colunas laterais).

Aqui você encontrará um conjunto que são na horizontal e com uma barra vermelha unido as mesmas. A inscrição “HAVAL” é encontrado neste dois modelos.

Haval Chitu: Interior e motor

Haval Chitu
Foto: Divulgação/Haval

Já por dentro, o modelo traz um nível tecnológico bastante parecido com o Jolion. Ao adentrar o veículo, você irá encontrar duas telas.

A que está atrás do volante, por exemplo, é painel de instrumentos digital. Mais ao centro do painel estará a central multimídia. A tela segue o já conhecido conceito flutuante.

Foto: Divulgação/Haval
Foto: Divulgação/Haval

Sob o capô está um motor bem forte. O 1.5 Turbo é o mesmo do Jolion. Entretanto, ele é um pouco mais potente. Sua potência máxima é de 187 cv e o torque é de 27,5 kgfm. A transmissão é a automática DCT7 de sete velocidades.

A divisão de jipes da GWM possui diversas opções para este nicho. Sendo que dois deles já foram registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Estamos falando do Jolion e do H6. Navegando pelo site oficial da marca chinesa, é possível encontrar outros SUVs bastante interessantes. Um deles é o Haval F7x, que oferece uma carroceria SUV Cupê.

Detalhes da fábrica

Jeep Compass e Great Wall
Foto: Divulgação/Great Wall

O Brasil será mais um país da América Latina em que a Great Wall estará presente. É possível encontrá-la também na Argentina, no Chile e no Uruguai. Ela será dona de um terreno de 1,2 milhão de metros quadrados que eram da Mercedes-Benz. Além de todos os prédios e equipamentos que pertenciam a marca alemã.

Por aqui, ela será conhecida como Great Wall Motor Brasil LTDA. e irá se juntar a outra marca asiática que fabrica carros em terras brasileiras. Estamos falando da Chery. A fabricante possui uma fábrica em Jacarei-SP e usa as instalações da Caoa em Anápolis-GO.

Além dos SUVs citados acima, um outro carro já foi registrado. A picape Poer (Serie P) já está sendo vendida em outros lugares e chegará para concorrer com a Toyota Hilux e a Chevrolet S-10. A possibilidade de fabricar carros da Ora, marca de carros elétricos, também existe.

(Com informações do Notícias Automotivas e do MobiAuto)

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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