Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico? Veja ranking
Veja quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico vendido no Brasil após revisão do Inmetro. Valores são bem diferentes dos anunciados!
Você acha que sabe quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico? Pois saiba que isso pode ter mudado agora.
Isto porque o Inmetro revisou a autonomia dos veículos e os novos valores são bem abaixo do esperado, como veremos.
Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico segundo o Inmetro?
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou recentemente uma atualização relacionada à autonomia dos carros elétricos disponíveis no Brasil.
Esta se baseia em uma avaliação cuidadosa realizada pelo órgão. Como objetivo ela teve refletir a autonomia real dos veículos nas condições climáticas e estruturais específicas do nosso país.
Assim, a principal mudança é que a autonomia real dos carros elétricos é, em média, 30% menor do que a indicada originalmente pelas montadoras.
Agora as montadoras devem adaptar seus materiais oficiais de acordo com esse padrão revisado.
Nova autonomia dos carros elétrico segundo o Inmetro
A atualização do Inmetro teve um impacto variado em diferentes modelos de carros elétricos. Um exemplo notável é o Mercedes-Benz EQE 300, cuja autonomia diminuiu de 645 km para 369 km, uma queda de impressionantes 42,8%.
Da mesma forma, o BMW i4 M50 viu sua autonomia diminuir em 35%, passando de 510 km para 335 km.
Abaixo você confere o novo top 15 dos carros com maior autonomia seguindo os novos valores do Inmetro:
- BMW IX xDrive 50 – Autonomia antiga: 630 km; revisada pelo Inmetro para 528 km
- BMW i4 40 – 590 km; 422 km
- Chevrolet Bolt – 416 km; 390 km
- BMW iX3 – 460 km; 381 km
- Chevrolet Bolt EUV – 456 km; 377 km
- Mercedes-Benz EQS – 580 km; 373 km
- Mercedes-Benz EQE – 645 km; 369 km
- Jaguar I-Pace – 446 km; 362 km
- BMW i4 M50 – 510 km; 335 km
- BMW iX xDrive 40 – 425 km; 327 km
- Porsche Taycan GTS – 504 km; 318 km
- Audi RS e-tron GT – 472 km; 313 km
- BYD Tan – 437 km; 309 km
- Volvo XC40 – 418 km; 305 km
- Mercedes-Benz EQA – 496 km; 304 km
Padrão europeu e norte-americano eram insuficientes
Antes da implementação do padrão nacional do Inmetro, as montadoras se baseavam em padrões de avaliação europeus (WLTP) ou norte-americanos (EPA) para comunicar a autonomia de seus veículos elétricos.
Embora esses padrões sejam amplamente utilizados em todo o mundo, eles muitas vezes não refletiam as condições reais de uso no Brasil. Isso resultava em números de autonomia irreais, que podiam enganar os consumidores brasileiros.
Portanto, com a padronização nacional pelo Inmetro, a autonomia divulgada estará mais próxima da realidade.
Isso é um passo significativo para garantir que os motoristas possam fazer escolhas de compra mais conscientes e alinhadas com suas necessidades práticas.
Assim, saber quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico de verdade é muito mais que um capricho. Faz parte de um processo de maturidade do mercado nacional, que exige maior responsabilidade por parte das montadoras para garantir mais qualidade para o consumidor.
Você pode gostar: Tem como carregar um carro elétrico em casa? Saiba como
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.