Será que os veículos voltarão a ficar mais em conta? Se sim, qual a previsão? Veja o que diz especialistas sobre se os carros ficarão mais baratos.
Mercado automotivo: os carros ficarão mais baratos?
De forma geral, segundo os especialistas, a pergunta pode ser respondida de maneiras diferentes. Se for a um período em curto prazo, a resposta é um simples não.
Com a produção automotiva ainda em crise, por falta de componentes automotivos, bem com o conflito no leste europeu, entre Rússia e Ucrânia, países exportadores de materiais usados na produção de carros, a tendência é que os preços continuem elevados.
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Além disso, a tendência de carros cada vez mais equipados, também é responável por encarecer o setor.
Em março, o CEO da Stellantis, gigante grupo automotivo, Carlos Tavares relatou em março que as questões citadas devem continuar a elevar os preços dos modelos. Além disso, ele ressalta que o alto índice de inflação, também é um fator dominante para prejudicar a crescimento de vendas.
“Estou muito preocupado com o efeito da acessibilidade”. Relatou o executivo após informar que os problemas citados tem deixado os veículos cada vez mais inacessíveis.
No Brasil, o carro mais barato é o francês Renault Kwid, modelo que foi atualizado logo em janeiro e tem preço inicial de R$ 60 mil.
Sobre o tema, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, confirmou que os fatores internacionais têm grande influência no alto preço.
Dessa forma, mesmo com a redução do IPI anunciada no início de março, os descontos são muito singelos, ou inexistentes em alguns casos.
“É sempre muito bem-vinda qualquer proposta que alivie a pesada carga tributária sobre a indústria de transformação no Brasil.
A redução do Custo Brasil, embora ainda tímida, é benéfica não só para o setor industrial, mas também para a geração de empregos, para os consumidores e para a sociedade como um todo”, afirmou Luiz Carlos Moraes.
Mercado global possui cenário bem semelhante ao brasileiro
Os altos preços, seja devido ao cenário atual de crises, bem como tendências mercadológicas, não são exclusividade do Brasil.
No mercado externo, os modelos também estão com preços elevados, e para a analista da IHS Markit, provedora britânica de informações do mercado e de indicadores econômicos, Stephanie Brinley, os preços não devem diminuir tão cedo, porém, devem estabilizar.
“Vejo alguma volatilidade, com os preços de transação se estabilizando conforme aproximamos a oferta da demanda”.
Ela explica que conforme a produção recupera o ritmo da demanda atual, no entanto, isso deve acontecer só no final de 2023. “Estamos falando do final de 2023, início de 2024.”
Ainda de acordo com a especialista, a crise global foi responsável por fazer com que as fabricantes enxergassem oportunidades em estoques mais enxutos, que podem gerar mais lucro, devido a relação de preços de oferta e demanda, que encareceu o mercado.
Modelos até podem ficar mais baratos, mas em um futuro distante
No entanto, conforme citado no início da matéria, os carros podem ficar mais baratos, mas em futuro mais distante, quando a crise estiver estabilizada e em um momento em que os níveis de tecnologia não forem um fator dominante para encarecer os modelos.