Qual melhor carro 1.4 do Brasil: Chevrolet Cruze Sport6 ou VW Polo GTS?

Qual melhor carro 1.4 do Brasil? Esta se tornou uma pergunta difícil, visto que a oferta de carros 1.4 já não é tão grande. Mas ainda é possível encontrar alguns veículos que possuem um motor deste tamanho. Dois deles se destacam por serem hatches com um apelo mais esportivo. Estamos falando do Chevrolet Cruze Sport6 RS e do VW Polo GTS.

Qual melhor carro 1.4 do Brasil
Chevrolet Cruze RS e VW Polo GTS são dois hatches com apelo esportivo que usam motores 1.4 (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Afinal, qual melhor carro 1.4 do Brasil: Chevrolet Cruze Sport6 ou VW Polo GTS?

Os hatches esportivos costumam ser carros que chamam a atenção do público. Ainda mais por apresentarem um design chamativo e um desempenho interessante. Não importa muito se estamos falando dos compactos, dos médios ou dos premium. E aqui no Brasil já tivemos alguns representantes bastante interessantes.

Qual melhor carro 1.4 do Brasil
VW Polo GTS (Foto: Divulgação/VW)

Hoje em dia, duas opções interessantes são os carros que vocês estão vendo nas fotos. Estamos falando do Chevrolet Cruze Sport6 RS e do VW Polo GTS. Eles estão custando R$ 152.280 e R$ 140.430, respectivamente. Os carros aqui comparados possuem suas particularidades. O hatch médio, por exemplo, é mais recente.

VEJA TAMBÉM

No mês de janeiro, a Chevrolet anunciou o lançamento da versão RS do Cruze Sport6. Esta se tornou a única opção disponível. Assim com em outros modelos, o modelo ganhou vários elementos esportivos. Destaque para a grade com detalhes em cromo escurecido, logotipo da Chevrolet escurecido, o aerofólio funcional e entre outros.

Chevrolet Cruze RS (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O carro ainda traz logotipos da linha RS. Por dentro, o carro traz detalhes em preto e costuras do banco em vermelho. No outro lado temos a versão top de linha do Polo. Esta surgiu no ano de 2020. Do mesmo modo, o modelo também ganha detalhes exclusivos. Os faróis Full LED estão entre eles.

Destaque ainda para o filete vermelho que separa os faróis, a grade do radiador do tipo “colmeia”, um para-choque diferenciado e entre outros. No lado interno do veículo, o dono irá encontrar bancos esportivos e volante exclusivo. Sem falar dos detalhes em preto e em vermelho. Claro, emblemas da versão também aparecem no carro.

Qual melhor carro 1.4 do Brasil – Conjunto mecânico e consumo

VW Polo GTS (Foto: Divulgação/VW)

Estes são dois carros que possuem um motor 1.4 no Brasil. O Chevrolet Cruze Sport6 RS está equipado com o propulsor 1.4 Turbo 16V Flex. Ele pode produzir uma potência máxima de 153 cv e um torque máximo de 24,5 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Este carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em nove segundos. Já o b Polo GTS traz debaixo do capô um motor 1.4 TSI Flex. Este pode gerar 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O conjunto mecânico ainda traz uma transmissão automática de seis velocidades. Com ele, o carro da marca alemã atinge os 100 km/h em 8,4 segundos.

Ou seja, um tem mais potência e o outro chega aos 100 km/h em menos tempo. Agora, pensando no consumo,  o Polo leva uma pequena vantagem. Veja os números dos veículos abaixo.

Chevrolet Cruze Sport6 RS 

  • Cidade = 11,1 km/l (gasolina) e 7,6 km/l (etanol)
  • Estrada = 13,5 km/l (gasolina) e 9,4 m/l (etanol)

VW Polo GTS 

  • Cidade = 11 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (etanol)
  • Estrada = 13,7 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)

Outros atributos e equipamentos de série

Chevrolet Cruze RS (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Estamos falando de dois carros que possuem um bom espaço interno. Sendo que o Cruze hatch RS tem uma distância entre-eixos maior que a do Polo GTS (2.700 mm e 2.564 mm , respectivamente). A coisa muda quando falamos do porta-malas. O carro feito no Brasil leva vantagem sobre o carro feito na Argentina (300 litros e 290 litros, respectivamente).

Eles também se destacam pela lista de equipamentos. O Chevrolet Cruze Sport6 RS vem de série com seis airbags, controle de estabilidade, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), freios ABS com EBD, ar-condicionado automático, câmera de ré, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade e direção elétrica progressiva.

O carro vem ainda com banco com revestimento premium (cor preto Jet Black), banco com regulagem de altura e distância, central multimídia MyLink de oito polegadas, roda de liga leve de 17 polegadas exclusivas, Wi-fi embarcado, sensor de chuva, sistema de luz “siga-me”, teto solar elétrico, volante com revestimento premium e entre outros.

VW Polo GTS (Foto: Divulgação/VW)

Do mesmo modo, o VW Polo GTS também possui um conteúdo interessante. Dentre os seus itens de série, destaque para sistema keyless, sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), quatro airbags, painel de instrumentos digita, ar-condicionado digital, câmera traseira, controle eletrônico de estabilidade e controle eletrônico de tração.

Ainda podemos destacar os faróis Full LED, as rodas de liga leve de 17 polegadas, o sensor de chuva (e crepuscular), direção elétrica, Hill Hold Control, detector de fadiga, revestimento dos bancos parcialmente em couro , sistema Start-Stop, volante revestido em couro, central multimídia de 10 polegadas e entre outros.

Conclusão – Fique com o VW Golf GTS

Qual melhor carro 1.4 do Brasil
VW Polo GTS (Foto: Divulgação/VW)

Assim sendo, é bastante responder a pergunta “Qual o melhor carro 1.4 do Brasil?, contando estes dois modelos. Mas o VW Golf GTS leva a vantagem por ser mais barato. Com R$ 140.430, você consegue levar para casa um veículo bastante completo, econômico e com um bom espaço no porta-malas.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar