Grupo PSA vai permitir que motoristas de passeio testem seus carros autônomos

Durante o Salão de Genebra, o grupo PSA apresentou o programa AVA – Autonomous Vehicle for All (Veículos Autônomos para todos, em tradução livre), que visa incluir nos carros da empresa funções autônomas progressivamente. O objetivo é que a partir de 2020 os carros do grupo que inclui Peugeot, Citröen, DS, e agora também a Opel e a Vauxhall, contem com funções que permitam a condução sem interferência humana.

Para testar alguns veículos, o grupo francês anunciou que vai permitir que motoristas de passeio rodem com os carros, para entender como funciona a tecnologia. Até então, somente pessoas ligadas às empresas e pilotos, como a lenda do rali Sébastien Loeb, tinham participado de testes.

LEIA MAIS: Deu casamento: PSA oficializa compra da dupla Opel/Vauxhall

Veja os carros que roubaram a cena durante o Salão de Genebra 2017

Skoda aposta em linha elétrica no Salão de Xangai

Desde 2015, o grupo PSA testa veículos autônomos em estradas abertas na França, tendo percorrido mais de 120 mil quilômetros. Alguns modelos atuais das marcas já contam com alguma forma de assistência, como o Park Assist, que estaciona o veículo sozinho, ou o alerta de ultrapassagem involuntária de linha, que não permite que o carro mude de faixa.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar