PROTESTE e Latin NCAP reforçam pedido para obrigatoriedade do ESC

Entidades querem que o sistema esteja disponível em todos os carros brasileiros até 2017

A PROTESTE Associação de Consumidores e o Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) reforçaram o pedido para a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade (ESC). O apelo foi enviado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O objetivo é a redução de acidentes no trânsito, que atingiu 19,9 mortos por grupo de 100 mil habitantes no ano passado, quando a meta era reduzir a 11 óbitos para cada 100 mil pessoas. No documento enviado ao órgão, as entidades destacam que “por respeito ao consumidor brasileiro, as montadoras não deveriam discriminar os carros vendidos no país e aqueles vendidos na Europa ou na América do Norte, principalmente, no quesito segurança – a vida humana tem o mesmo valor, independentemente do país onde se reside”.

Além disso, PROTESTE e Latin NCAP rebatem as informações da indústria automobilística, de que seria necessário entre cinco e sete anos para que o sistema equipasse todos os veículos. “Esse prazo é um absurdo, sabendo que os carros que hoje o Brasil produz, em outros mercados já dispõe há bastante tempo dessa tecnologia”, salienta Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da associação de consumidores.

Para Maria Fernanda Rodriguez, presidente do Latin NCAP, também não há justificativa para adiar o sistema com a alegação de que o sistema encareceria o veículo, já que o seu custo é de 50 dólares.

No Brasil, o modelo mais barato com controle de estabilidade é o Ford Ka Hatch versão 1.0 SEL – tem preço sugerido de R$ 45.590. Entretanto, o item costuma aparecer apenas em veículos na faixa dos R$ 70 mil, como o Jeep Renegade e o Honda Civic. A associação do setor estima que hoje o sistema de controle de estabilidade esteja presente em apenas 5% a 10% dos veículos vendidos no País.

Função

A principal função do controle eletrônico de estabilidade é corrigir a trajetória do carro em situações de derrapagens e desvios emergenciais. Ele age de forma invisível, estabilizando o veículo em momentos de risco, recolocando-o em sua trajetória original.

A parti de 2016, o Latin NCAP vai atualizar seu protocolo, só garantindo nota máxima em segurança para os automóveis equipados com o controle eletrônico de estabilidade.

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