Projeção para expansão de infraestrutura de recarga de carros elétricos é animadora; diz especialista
Com a rápida expansão do mercado de carros elétricos, especialistas se reúnem para traçar projeções e discutir as oportunidades que sustentam o crescimento de novas infraestruturas de recarga
Com a rápida expansão do mercado de carros elétricos, especialistas se reúnem para traçar projeções e discutir as oportunidades que sustentam o crescimento de novas infraestruturas de recarga.
Congresso discute expansão e desafios para o setor de infraestrutura no Brasil
Durante o Congresso C-MOVE, paralelo ao E-MOB 2024 – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes, especialistas e líderes se reuniram em uma programação intensa e focada em atualizações do mercado.
Daniele Nadalin, associate partner da McKinsey & Company, apresentou um panorama otimista sobre as perspectivas para o desenvolvimento de infraestrutura no Brasil.
Reconhecida globalmente por suas análises de mercado e estratégias para decisões empresariais, a McKinsey abordou os temas mais relevantes do setor de mobilidade verde.
Nadalin destacou a contínua expansão do mercado de veículos eletrificados no Brasil, com 6,4% dos licenciamentos entre janeiro e agosto de 2024 pertencendo a BEVs (veículos elétricos a bateria) ou PHEVs (veículos híbridos plug-in).
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Desafio para os próximos anos
Contudo, a infraestrutura de recarga segue como um dos grandes desafios para o setor.
Um dos principais fatores de insatisfação relatados pelos proprietários de veículos elétricos é a experiência de recarga: 38% consideram retornar aos veículos a combustão devido às dificuldades de recarga.
“Apesar de subdimensionada, a infraestrutura de recarga está crescendo de forma exponencial”, afirmou Nadalin.
A expectativa é que o mercado de recarga alcance R$ 14 bilhões até 2030, com a instalação de 570 mil carregadores e uma demanda de 4,6 TWh.
O segmento de veículos comerciais, como caminhões e ônibus, será vital nesse crescimento, representando 67% da demanda de recarga, mesmo sendo apenas 16% da frota projetada para 2030.
Nadalin ainda apresentou quatro modelos de uso para empresas interessadas no setor de recarga:
- Recarga residencial: realizada em uma estação de recarga instalada diretamente na casa do proprietário, podendo ser, por exemplo, na garagem;
- Recarga em “destinos” como shoppings e escritórios: permite que os usuários recarreguem seus veículos elétricos enquanto realizam atividades, aproveitando períodos em que o carro está parado;
- Eletropostos dedicados: estações de recarga exclusivas para carros elétricos, localizadas em pontos estratégicos, como rodovias, áreas urbanas e postos de combustíveis;
- Hubs de frotas: centros de recarga projetados para atender veículos elétricos de empresas que operam grandes frotas.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.