Nissan revela protótipo de carro lunar; saiba mais aqui!

Conheça o carro lunar desenvolvido em conjunto com a Nissan
Conheça o carro lunar desenvolvido em conjunto com a Nissan (Foto: Divulgação)

O protótipo de carro lunar da montadora japonesa, foi desenvolvido em conjunto com a Agência de Exploração Espacial do Japão. Confira detalhes do protótipo!

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Conheça o carro lunar desenvolvido em conjunto com a Nissan
Conheça o carro lunar desenvolvido em conjunto com a Nissan (Foto: Divulgação)

Tecnologia de modelos elétricos da Nissan é usada em carro lunar

A Nissan desenvolveu em conjunto com a Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA) um protótipo de rover lunar, também chamado de carro lunar. A tecnologia é a chave para a exploração espacial. O carro lunar deve ser capaz de percorrer a superfície irregular, rochosa e arenosa da lua, além de ser energeticamente eficiente.

A pesquisa da Nissan refere-se à tecnologia de controle do motor elétrico que a montadora japonesa desenvolveu por meio da produção em série de veículos elétricos como o LEAF e a tecnologia de controle de tração integral e-4ORCE do crossover elétrico Ariya. Neste caso, a tecnologia e-4ORCE está sendo utilizada para aumentar a performance do rover lunar no terreno acidentado do corpo celeste.

VEJA TAMBÉM

Nissan aprimora a performance da tecnologia e-4ORCE através da aplicação no carro lunar

Em sua pesquisa conjunta com a JAXA, a Nissan está aprimorando a performance da tecnologia e-4ORCE em condições desafiadoras, como terrenos arenosos. Ao conduzir nestas situações, as rodas frequentemente giram em falso fazendo o carro patinar, sendo preciso ter um grande controle de direção para não atolar. Para resolver este problema, a Nissan desenvolveu controles de tração que minimizam o giro da roda conforme as condições do terreno.

Ikkoh Funaki, Diretor do Centro de Inovações em Exploração Espacial da JAXA explica os objetivos da pesquisa: “A JAXA tem o objetivo de aplicar os resultados da pesquisa em explorações espaciais futuras. Estamos trabalhando de forma colaborativa com empresas, universidades e institutos de pesquisa em projetos viáveis, que têm potencial de comercialização e inovação. Ao conduzir pesquisas em parceria com a Nissan, que tem expertise em tecnologias eletrificadas, esperamos aplicar nossos resultados no desenvolvimento de rovers lunares de alta performance”.

Toshiyuki Nakajima, gerente geral do Departamento de Engenharia Veicular Avançada na Nissan, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e-4ORCE de controle da tração, comentou: “São muitos os usos e situações de condução dos veículos. Nossa meta é atingir a última palavra em performance de condução por meio de nossa pesquisa e desenvolvimento e acreditamos que o know-how obtido com esta pesquisa conjunta com a JAXA culminará com inovações em nossos veículos, proporcionando benefícios aos nossos clientes”.

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

Tecnologia e-4ORCE é usado no conceito Ariya da montadora

O veículo Nissan Ariya e-4ORCE é equipado com motores elétricos na dianteira e traseira. O torque de cada motor pode ser controlado individualmente, fornecendo tração durante a aceleração. Ao desacelerar, a regeneração é ajustada separadamente para os motores dianteiro e traseiro. Durante a frenagem, a tecnologia e-4ORCE minimiza o movimento de guinada e o balanço da carroceria.

Ao fazer curvas, o torque dos motores elétricos dianteiro e traseiro e a performance de frenagem das quatro rodas são controlados, assegurando uma condução suave e confortável. Estes controles permitem que motoristas com qualquer nível de experiência possam enfrentar várias situações de rodagem com confiança, incluindo em condições de chuva e neve.

As vendas do veículo Nissan Ariya equipado com tecnologia e-4ORCE estão previstas para começar no Japão no terceiro trimestre de 2022.

Conheça o carro lunar desenvolvido em conjunto com a Nissan
Marca compartilha tecnologia de carros elétricos no carro lunar (Foto: Divulgação)

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar