Produção em massa de baterias de estado sólido para carros elétricos ainda está longe

Desvende os desafios das baterias de estado sólido! Montadoras anunciam prazos ambiciosos (2026), mas especialistas alertam: segurança e produção em massa enfrentam obstáculos. O futuro dos carros elétricos está em jogo.

As baterias de estado sólido, há muito tempo apontadas como a solução definitiva para o futuro da energia, com sua promessa de alta densidade energética, carregamento ultrarrápido e estabilidade superior, podem enfrentar um longo e sinuoso caminho até a produção em massa.

Apesar de diversas montadoras anunciarem cronogramas ambiciosos, alguns tão próximos quanto 2026, especialistas agora questionam a real possibilidade de cumprimento dessas metas.

Produção em massa de baterias de estado sólido para carros elétricos ainda está longe - Foto: IM Motors
Produção em massa de baterias de estado sólido para carros elétricos ainda está longe – Foto: IM Motors

 


Produção em massa de baterias de estado sólido para carros elétricos ainda está longe

Durante o Fórum Automotivo da China de 2025, Wang Fang, cientista-chefe do Centro de Pesquisa em Tecnologia Automotiva da China, destacou quatro obstáculos cruciais para as baterias de estado sólido: canais de condução iônica pouco claros, processos de produção complexos, controles de segurança inadequados e desafios de fabricação em alto volume. Em outras palavras, as questões tecnológicas, de materiais e de custo parecem ser mais difíceis de resolver no curto prazo do que se imaginava.

Embora o potencial de mercado seja imenso, a pergunta que fica é se os consumidores realmente verão veículos movidos a baterias de estado sólido nas ruas dentro dos prazos anunciados.

A tabela abaixo feita pela Car News China ilustra a discrepância entre as expectativas e a realidade dos desafios:

Fabricante de automóveis Plano Empresa de baterias Plano
BYD 2027: Início da montagem do lote de demonstração do veículo; 2030: Aplicação em larga escala GATL 2027: Produção em pequenos lotes
Chery Auto 2026: Instalação do veículo (operação direcional); 2027: Lançamento do mercado em lote CALB 2028: Produção em massa
Toyota Motor Corporation 2030: Produção em massa Energia Penghui Estimativa de 2026: Produção em massa
Grupo SAIC 2026: Produção em massa Energia Farasis Fim de 2025: Produção em massa de baterias de sulfeto de estado sólido de 60 Ah
Grupo GAC 2026: Produção em massa Talento Nova Energia 2027: Produção em lote
Changan Auto 2026: Verificação da instalação do veículo; 2027: Avançar gradualmente na produção em massa Energia EVE 2026: Produção em massa, 2028: Iteração
Grupo BMW Antes de 2030: Produção em massa em escala Energia Svolt Após 2030: Produção em massa

A Segurança continua sendo a preocupação central

Apesar de teoricamente mais seguras que as baterias líquidas, as baterias de estado sólido, quando seus limites de segurança são excedidos, podem apresentar consequências ainda mais graves, conforme alertado por Wang Fang.

Essa preocupação ganha força em um cenário onde incidentes de incêndio envolvendo veículos elétricos têm aumentado a apreensão dos consumidores.

Maior preocupação é evitar acidentes como incêndios - Foto: Reprodução
Maior preocupação é evitar acidentes como incêndios – Foto: Reprodução

Em resposta, a indústria automotiva tem intensificado os protocolos de testes, superando, em muitos casos, os padrões nacionais. Em maio de 2025, a Sociedade Chinesa de Engenheiros Automotivos publicou o “Método de Determinação de Baterias Totalmente em Estado Sólido” (T/CSAE 434-2025), buscando estabelecer um limite técnico rigoroso para evitar o uso enganoso de termos como “totalmente em estado sólido” ou “semissólido” no marketing.

Mesmo com empresas como o Grupo SAIC e a Gotion High-Tech afirmando a segurança de suas baterias de estado sólido, a verdade é que estas ainda não foram testadas em condições reais de mercado. Os resultados de laboratório, por mais promissores que sejam, nem sempre se traduzem no desempenho em veículos de produção em massa.


Será que as baterias de estado sólido conseguirão superar os desafios e cumprir as promessas de uma nova era energética? Responda nos comentários!

Leia também: Pesquisa revela: apenas 3% dos proprietários de veículos elétricos voltariam a um carro a combustão

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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