Produção de veículos cai mais de 40% em setembro

Dados da Anfavea mostram declive em relação ao mesmo mês do ano passado

Toyota Mirai 5

Montadoras produziram 42,1% menos carros em setembro | Foto: Divulgação

A crise do mercado automotivo continua afetando as montadoras. Em setembro, a produção de 174.240 automóveis foi 42,1% menor do que a registrada no nono mês de 2014 (216.565). O resultado ruim também diminuiu o número de licenciamentos de autos leves nacionais em 31,4%.

A comparação entre os meses dos dois anos não foi a única que resultou em dados negativos expostos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No acumulado do ano, houve baixa de 20,1% na produção e de 21,1% no licenciamento.

O segmento de comerciais leves foi o mais afetado. Em setembro, a categoria produziu 59,5% menos do que no ano passado. Os automóveis leves, por sua vez, tiveram a produção diminuída em 38,1% no mesmo período analisado.

LEIA MAIS: Vendas de veículos caem quase 30% em setembro em relação ao ano passado

Empregos e exportações

O setor de empregos também foi afetado e perdeu 644 funcionários da área de fabricação de automóveis em relação a agosto. Ante o ano passado, 10.604 postos de trabalho foram extinguidos e resultaram na queda de 8,3% do número de funcionários.

Já as exportações de automóveis montados não seguiram a maré ruim dos resultados acima e fecharam com alta de 29,1% ante o mesmo mês de 2014 e de 12,3% entre janeiro e setembro do biênio. Apesar disso, o valor foi menor. O montante arrecadado no mês foi de US$ 681,4 milhões, contra US$ 719,5 milhões no mesmo período, decréscimo de 5,3%.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA