Problemas com transportes por app seguem aumentando busca por táxis

Os táxis sofreram uma redução de procura assim que os aplicativos de transporte ganharam o Brasil. Isso porque, o então novo serviço, oferecia corridas até 50% mais baratas que as dos táxis. Mas, desde meados de  2021 pra cá, problemas com os transportes por aplicativo vêm impulsionando a busca pelo táxi. Veja mais a seguir!

Problemas com transportes por aplicativo
(Foto: Freepiik)

Problemas com os transportes por aplicativo – como aumento das tarifas – tornam táxis mais vantajosos, apura app

O crescimento pela busca do serviços de táxi tem sido constatado em todo o Brasil. Os dados vêm de diversas fontes.

Por exemplo, de acordo com o app Vá de Táxi, os chamados aumentaram mais de 37% nos últimos meses de 2021 em relação ao início do mesmo ano. Para a empresa, a demanda segue em crescimento agora em 2022.

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Crescimento dos táxis compartilhados na região Norte

Na região Norte do País, conforme dados recentes do Sindicato dos Taxistas e Condutores Autônomos do Estado do Acre, mais de 7 mil pessoas vêm usando usam diariamente os táxis compartilhado em Rio Branco, capital do Acre. Um número alto, desde que os transportes por aplicativo chegaram na capital acreana.

De acordo com o G1, os passageiros de Rio Branco e região alegam dificuldade no uso atual dos apps de caronas. Assim, os táxis compartilhados estão ganhando o público na região.

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Ilustrativa

Problemas com os transportes por aplicativo impulsionam os táxis também no Nordeste

Enquanto isso, de acordo com o Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (Sinditáxi), mais de 4 mil corridas diárias vêm sendo registradas apenas por meio do app do Sindicato. Em 2020, por exemplo, a média não chegava a 3 mil usuários.

Para o presidente do Sinditáxi de Fortaleza, Francisco Moura, além da alta dos preços apresentada pelas empresas de transporte por aplicativo, os serviços de táxi se diferenciam pela fiscalização – o que tem contribuído por este “retorno” dos taxistas.

“Para ser taxista se passa por um curso exigido pelo Contran, com direção defensiva, primeiros socorros, como atender o cliente”.

“Tem que entregar certidões na Etufor, tem que ter na habilitação na função remunerada, uma série de exigências e documentos para adquirir a carteira padrão emitida pela prefeitura para ser habilitado a fazer o transporte de passageiros no táxi”, explica Moura.

Além disso, o diretor fala que é necessário ter um carro nos padrões definidos pela prefeitura e pelo sindicato – o que inclui manutenção, conforto e limpeza.

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(Foto: Pixabay)

Táxis “se recuperam” no Sudeste

No Sudeste, vemos os mesmo cenário. De acordo com a rede Bandeirantes, o movimento dos táxis também vem crescendo.

Na capital de São Paulo, estima-se que desde o final de 2021, houve aumento de cerca de 40% nas corridas de táxi. Na capital do Rio de Janeiro, em dezembro de 2021,  crescimento foi de 60% em relação ao mesmo período de 2020.

Além disso, vale destacar que, na cidade de São Paulo, a diferença do preço entre o táxi e os aplicativos estava em torno de 10%. Porém, com o aumento das tarifas do transporte por aplicativo, a diferença caiu para apenas 2% , conforme levamento divulgado pela Uol no último dia 02.

Problemas com transportes por aplicativo
(Foto: Freepik)

Com informações do Sindicato dos Taxistas e Condutores Autônomos do Estado do Acre, Sinditáxi, Vá de Táxi, G1, Uol. Diário do Nordeste e rede Bandeirantes   

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
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